O que significa a palavra caldeus na Bíblia?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Na bíblia, os caldeus são descritos como o povo que destruiu Jerusalém e são também chamados de novos babilônios. Apesar de serem citados no livro sagrado do cristianismo, os caldeus, assim como todos os povos mesopotâmicos eram politeístas e cultuavam vários deuses e divindades ligados à natureza e fenômenos naturais.

Como todos os povos mesopotâmicos a religião dos caldeus era politeísta, com o culto a diversos deuses os quais estavam relacionados com a natureza e os animais. Na porta da cidade da Babilônia foi feito um mosaico de Ishtar, a deusa do amor e protetora da cidade.

Nanar

Ur dos Caldeus (28) foi uma das cidades-estados mais ricas já desenterradas das culturas mais antigas do vale da Mesopotâmia. O deus-lua Nanar era adorado ali, e um dos mais famosos reis de Ur foi Ur-Namu.

Os caldeus diz respeito a um povo da antiguidade que viveu região sul da Mesopotâmica, local que também era conhecido como Caldeia, onde hoje estão localizados países como o Iraque, a Síria e também a Turquia.

Marduc

Marduc, Deus adorado por toda a Mesopotâmia, era a principal divindade da Religião dos Caldeus. A principal atividade econômica dos Caldeus era a agricultura. Os povos conquistados pelos por eles, eram obrigados a pagar tributos.

Habacuque 1 Habacuque fica sabendo que o reino de Judá será conquistado pelos caldeus (babilônios). Em sua aflição, ele pergunta por que o Senhor permitiria que uma nação iníqua destruísse Judá. Habacuque 2 O Senhor lembra Habacuque que Seus planos ainda não estão terminados, mas que serão cumpridos posteriormente.

Toda a sociedade dos caldeus era regida através da monarquia despótica e também teocrática, onde tinha o rei, que tinham o poder absoluto de todo o império e depois dele estavam as outras classes: nobres, sacerdotes, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.

Em 539 a.C., os persas, liderados por Ciro, o Grande, invadiram o território mesopotâmico e dominaram completamente a Babilônia, pondo fim à hegemonia dos caldeus.

Os caldeus de Beth Nahreen que hoje é Iraque, leste da Síria e sudeste da Turquia, são descendentes dos povos nativos da Mesopotâmia, dos sumérios, acadianos, assírios, caldeus e outros. Eles usam o aramaico clássico na liturgia e falam aramaico caldeu.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Embora na Antiguidade fosse uma cidade litorânea, situada na foz do rio Eufrates, no Golfo Pérsico, atualmente situa-se no interior do país, ao sul da margem direita do Eufrates, a 16 quilômetros de Nassíria.

Abrão deixou Harã aos 75 anos.

Os amantes da história têm uma parada obrigatória em Jericó, cidade habitada há mais de cem séculos e que aparece em setenta passagens da Bíblia. Jericó é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, a apenas 25 quilômetros de Jerusalém.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque. No entanto, a descrição do Éden pode ter apenas um sentido alegórico, sugerindo um local idílico de perfeita felicidade. Geografia País do Sudoeste Asiático.

1. Pôr em brasa ou ficar incandescente (ex.: caldear o ferro). 3. Ligar, reforçando-as, duas substâncias metálicas incandescentes.

Nabucodonosor foi o rei da Babilônia que conquistou Jerusalém e levou os israelitas para o exílio, onde ficaram por 70 anos. Ele era um grande guerreiro e não tinha misericórdia. Através de Nabucodonosor, Deus castigou o povo de Judá por sua idolatria e maldade.

Então a cidade de Ur dos Caldeus é mencionada na Bíblia no livro de Gênesis em conexão com a chamada de Abraão. O livro de Neemias diz: “Tu és o Senhor, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos Caldeus, e lhe puseste por nome Abraão” (Neemias 9:7).