O que significa a palavra Betelgeuse?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

O que sabemos sobre Betelgeuse? O apelido formal da estrela supergigante vem de uma tradução errada do árabe que significa “a mão de Órion” (yad al-jauza). Atualmente, o nome é pronunciado por muitos como o personagem Beetlejuice do filme de Tim Burton, de 1988.

Betelgeuse

Betelgeuse é uma supergigante vermelha. É muito maior que o Sol e já está em fase final da sua vida. Esta estrelona compõe o ombro da famosa constelação de Órion, onde ficam as três Marias e pode ser facilmente encontrada a olho nu. É a mais vermelha dessa região no céu.

No século XVI, as observações do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, apontaram Betelgeuse mais vermelha que Aldebaran.

Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

Sirius

A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Isso é uma supernova tipo II. Isso é SN 2023ixf. Tudo o que resta é o núcleo colapsado da massiva estrela supergigante – uma estrela de nêutrons. É o que acontecerá agora com o SN 2023ixf.

A estrela está relativamente perto, a 725 anos-luz de distância da terra. Isso significa que a luz emitida por ela demora 725 anos para chegar à Terra. Ou seja, o escurecimento observado por nós em 2019 ocorreu por volta do ano 1300 no calendário da Terra. Qual é a explicação do escurecimento?

Betelgeuse é a segunda estrela mais brilhante da Constelação de Órion, e está localizada a cerca de 720 anos-luz de distância. Ela apresenta um brilho variável que a coloca, ora entre as 10, ora entre as 12 mais brilhantes do céu noturno.

Conhecida como VVV-WIT-08, a estrela escureceu tanto que quase desapareceu de vista conforme os astrônomos a observavam ao longo do tempo. Não é incomum que o fator de brilho de uma estrela mude.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

A última supernova em M101 foi descoberta em 2011, por Andy Howell, astrônomo da Universidade da Califórnia. Naquela ocasião, o objeto que explodiu foi uma anã branca (o "cadáver" de uma estrela que ainda brilha) que acumulou matéria até sofrer uma explosão termonuclear.

A Betelgeuse passou grande parte da sua vida fundindo átomos de hidrogênio em hélio que, por sua vez, é fundido em carbono. Quando o carbono acabar, a estrela não vai mais conseguir realizar o processo de fusão nuclear e vai entrar em desequilíbrio, encerrando a vida com toda a imponência de uma supernova.

A expectativa realista, baseada nos modelos de evolução estelar mais refinados, é que uma supernova ocorra dentro dos próximos 100 mil anos.

Orion: Significa "fronteira, "limite" ou "luz dos céus", "luz do paraíso". Esse nome tem o significado incerto, possivelmente surge a partir do grego horion, que significa "fronteira, "limite". Também pode ter tido origem com o acadiano uru-anna, que significa "luz dos céus", "luz do paraíso".

O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra.