O que significa a palavra basã na Bíblia?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Basã ("Planície fértil, sem Pedras") é um lugar bíblico mencionado primeiramente em Gênesis 14:5, onde é dito que Quedorlaomer e seus aliados "feriram aos Refains em Asterote-Carnaim", onde Ogue, o rei de Basã, residia.

Em Os Touros de Basã, a cadência narrativa – seja controlada e ondulante, seja dominada pelo escracho – se abre para apresentar figuras torpes, violentas e miseráveis, construídas sem a utilização de estereótipos.

Amós 4:1-5 NAA
“Ouçam esta palavra, vacas de Basã, vocês que estão no monte de Samaria, que oprimem os pobres, esmagam os necessitados e dizem aos maridos: 'Tragam vinho, e vamos beber!

Ogue, o rei de Basã, foi o último rei da raça de gigantes chamados refains. Seu sarcófago, feito de ferro, media quatro metros de comprimento por um metro e oitenta centímetros de largura, de acordo com o sistema de medidas usado naquela época. A cama mortuária de Ogue ainda está na cidade de Rabá, cidade dos amonitas.

As mulheres ricas que estimulavam os seus maridos a explorar os fracos. Os que roubavam e depois iam ao santuário rezar, pagar o dízimo, dar esmolas para aplacar a própria consciência.

Equivale em avareza a mão de vaca. São pessoas que se apegam de forma doentia aos bens materiais e só pensam em acumular riqueza. Em muitos casos, vivem em condições muito modestas, justamente para não gastar dinheiro. Muitas vezes, passam fome ou se alimentam mal somente movidos pelo intuito de poupar, de guardar.

Amós mesmo declarou: Não sou profeta nem discípulo de profeta. Foi o Senhor Deus que me tirou de detrás do rebanho e me ordenou: vai profetizar contra Israel, o meu povo.

Lucas: Touro: O Evangelho de Lucas é representado por um touro, que indica os animais que eram oferecidos em sacrifício no Templo. O livro começa justamente com a visão de Zacarias no templo e também termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo lugar.

Na história apresentada pela Bíblia, o Monte Carmelo é citado como o sendo o local onde Elias desconcertou os profetas Baal, levando, de novo, o povo de Israel à obediência ao Senhor.

"Refaim" pode descrever uma antiga "raça" de gigantes na Idade do ferro em Israel, ou os lugares onde esses indivíduos possam ter vivido: ver Gênesis 14:5, 15:20, Deuteronômio 2:10-11,20, 3:11, 13, Josué 12:4, 13:12, 15:8, 17:15, 18:16, 2 Samuel 5:11, 22, 23:13, I Crônicas 11:15, 14:9, 20:4.

No versículo 7, a Bíblia fez questão de dizer que aquelas vacas possuíam crias, elas tinham bezerros: “7 Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas com CRIAS…”. Uma coisa interessante que acontece é que uma vaca nunca sai de perto da sua cria.

O Livro da Vaca do Céu é um texto mitológico da civilização do Antigo Egito.

O povo de Noé zombou dele e chamou-o de louco. Ninguém lhe deu ouvidos. Suas advertências foram consideradas irracionais. Nada do gênero jamais ocorrera antes; nunca se tivera notícia de que um Dilúvio pudesse cobrir a Terra.

Jacó pode tanto significar "Ele Agarrou no Calcanhar" quanto "Enganador". O personagem Jacó na Bíblia, recebe em seu nascimento este nome porque saiu do ventre de sua mãe agarrando no calcanhar de seu irmão Esaú.

4,00 metros

Ogue, na religião islâmica, é mencionado no Alcorão como sendo um gigante, com cerca de 4,00 metros de altura.

Significado: Significa "a que veio de Magdala", cidade da Galiléia. No hebraico Maghdal, quer dizer torre. Usado inicialmente como Magdalena, é o nome da pecadora convertida do Evangelho, Maria Madalena.

5 metros

Daí a magia dos óculos de natação: a miniatmosfera que ele prende entre a lente e o olho permite ver com foco mesmo a metros de profundidade. A Bíblia fala em gigantes (“filhos de Anaque”, “nefilins”) com 5 metros de altura. Perto deles, Golias fica no chinelo. O que a ciência sabe sobre esses caras?

aprendemos que Golias teve quatro irmãos (Com Golias, cinco), Isbi-Benobe, Safe, Lami, e um "Homem de alta estatura". Todos estes eram gigantes e filhos do Gigante Rapha em Gate.

Na verdade, a palavra hebraica “baca” significa tanto lágrima, choro, como bálsamo. As “balsameiras” (amoreiras) são árvores que “choram” porque produzem uma resina de cheiro agradável, o bálsamo, palavra que, figurativamente, significa conforto, lenitivo, alívio.

"Baca” é uma palavra hebraica que significa "choro”, "lágrima”. As balsameiras são plantas que destilam, gotejam ou "choram” o bálsamo, uma resina de odor tão agradável que a palavra "bálsamo” veio a significar, figurativamente, "alívio”, "conforto”, "lenitivo”.

1. O Vale de Baca é muito frequentado. Os israelitas de quase toda a Palestina tinham que passar pelo Vale de Baca, quando a caminho de Jerusalém. A topografia os obrigava a isto.