O que significa a palavra auto de autopsicografia?

Perguntado por: lAvila6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A palavra autopsicografia é formada por prefixação , através da junção do prefixo auto- à palavra psicografia. Significando psicografia « descrição psicológica de uma pessoa », autopsicografia, ainda que não esteja atestada nos dicionários , significa « descrição psicológica que uma pessoa faz de si própria ».

Resposta verificada por especialistas. A partir da análise sobre a Autopsicografia de Fernando Pessoa, pode-se responder o que foi pedido: a) O título do poema "Autopsicografia" é composto pelos radicais "auto" e "psico" e "grafia". "Auto" significa "próprio", "psico" significa "mente" e "grafia" significa "escrita".

No poema "Autopsicografia", na primeira estrofe, Fernando Pessoa inventa sentidos ao embaralhar os termos "fingir" e "dor", pretendendo desmitificar a criação poética. Na segunda estrofe, a substituição poderia ficar da seguinte forma: "os" por "pessoas", "ele" por "Tiago", e "eles" por "homens".

Autopsicografia, portanto, sugere alguém a fazer uma “descrição psicológica ou de um estado de espírito” de si mesmo. Assim, vemos que o sujeito poético tenciona descrever o processo psicológico pelo qual passa, neste caso, enquanto poeta. A dor que deveras sente.

Auto é um prefixo de origem grega que significa “a si próprio, a si mesmo". Tem vários significados, pode ser uma comédia ou drama antigo, (Auto da Compadecida, por exemplo), ou peça de um processo jurídico, ou como prefixo grego cujo significado é: "a si próprio, a si mesmo", numa ideia reflexiva.

O poema de Fernando Pessoa intitulado Autopsicografia foi publicado em 1932 através do heterônimo de Álvaro de Campos. O poema trata brevemente sobre o fazer poético, enquanto o autor destrincha a si mesmo, ao seu próprio psicológico, para demonstrar liricamente a lógica por detrás do pensamento poético.

O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor.

“as duas” é sujeito simples, no plural, do verbo “teve”, presente no 7º verso. “nas calhas de roda” é sujeito simples do verbo “Gira”, presente no 10º verso.

É a escrita feita por médiuns ditadas por espíritos desencarnados. Era classificada por Allan Kardec como um tipo de manifestação inteligente.

Percepção é o substantivo feminino com origem no latim perceptione e que descreve o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa.

por que algumas palavras trazem 'sc'? O professor Pasquale esclarece que se trata de um dígrafo, ou seja, duas letras que representam um só fonema.

chega a fingir que é dor , a dor que deveras sente." Fernando Pessoa.

O compositor Hermínio Bello de Carvalho define o que Fernando Pessoa quis dizer no seguinte verso: “o poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega fingir que é dor a dor que deveras sente." Ele discute sermos ou não fingidores e o que os poetas querem passar com seus versos.

Ou seja, na dor lida, a que o poeta escreveu, os leitores se sentem bem pois sentem prazer ao ler os seus poemas, mas somente a dor que não é do poeta, mas sim a dor fingida, que é a dor que ele expõe nos seus poemas. b) A dor é o sentimento nutrido pelos leitores quando fazem a leitura dos poemas.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.

Resposta: A oposição é feita nos dois últimos versos da estrofe. Explicação: Isto porque, primeiramente é dito que o poeta finge tanto os sentimentos que escreve que chega a sentir uma dor que realmente já sentia.

1 automóvel, carro, veículo, viatura. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Registro escrito de processo judicial: 2 certidão, documento, escritura, instrumento, petição, processo, protocolo, termo, título.