O que significa a palavra Atos dos Apóstolos?

Perguntado por: lourique2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os Atos dos Apóstolos têm esse nome em função de um gênero literário muito difundido no mundo antigo, os chamados atos. Textos deste gênero retratavam os grandes feitos de pessoas ou cidades. Pode-se encontrar vários nesse formato para a antiguidade.

Atos registra a investidura desse poder pelo Espírito Santo e descreve seus resultados dramáticos, começando com a conversão de milhares no dia de Pentecostes (ver Atos 2). Ao longo de Atos, Lucas enfatiza as obras do Espírito Santo nas pessoas e nas congregações.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

1 ações, práticas, feitos, obras, realizações.

A Teoria dos 3 atos também costuma ser conhecida como “Configuração, confronto e resolução”, que correspondem, respectivamente, ao início, meio e fim da história. O primeiro ato (configuração/início) corresponde à introdução, ou seja, a apresentação do cenário, dos personagens e do enredo.

Depois, João Marcos decidiu voltar para Jerusalém; Paulo e Barnabé seguiram para Antioquia da Pisídia (At 13.13,14). A pregação mais longa de Paulo registrada no livro de Atos é a que foi feita na sinagoga dessa cidade.

Depois da descida do Espírito Santo, registrada em Atos 2, a igreja crescia e se expandia cada vez mais. Com o crescimento das pessoas e a falta de uma gestão definida, porém, era certo que os problemas iriam surgir e os deveres tornaram-se grandes demais para que apenas os apóstolos resolvessem.

Jesus e seus discípulos pregaram o evangelho do Reino (1), curaram enfermos (2) e expulsaram demônios (3). Estes são os três pilares através dos quais Jesus manifestava o Reino de Deus cumprindo com o propósito para o qual foi enviado.

A obra agora feita pelos discípulos de Jesus Cristo sob a direção do Espírito Santo. 1:1,2. Palavra chave: “nome” 33 vezes; “Espírito” 54 vezes.

A leitura do livro de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento, na Bíblia Sagrada, dá uma diretriz precisa sobre a importância de os cristãos terem um grupo de comunhão para compartilhar, encorajar-se mutuamente, motivar-se para a missão e orar uns pelos outros.

Esta palavra significa mais do que 'mensageiro': a sua significado literal é a de 'enviado', dando a idéia de ser representada a pessoa que manda. o apóstolo é um enviado, um delegado, um embaixador. i. Nos Evangelhos.

Com base no que entendeu de Atos 2:38, o que devemos fazer para receber o dom do Espírito Santo? (Usando as próprias palavras, os alunos devem identificar uma verdade semelhante a seguinte: Quando temos fé em Jesus Cristo, arrependemo-nos, somos batizados e estamos preparados para receber o dom do Espírito Santo.

Pentecostes é a plenificação do Mistério pascal: a comunhão com o Ressuscitado só é completa pelo dom do Espírito, que continua em nós a obra de Cristo e sua presença gloriosa. Hoje somos revestidos da Força do Espírito para sermos testemunhas alegres e corajosas do Cristo Ressuscitado a exemplo de seus discípulos.

Nesta solenidade, a Igreja faz memória do cumprimento da promessa de Jesus Cristo a seus discípulos. De acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo veio sobre eles em forma de línguas de fogo.

Um terceiro símbolo do Espírito Santo é a água que, assim como o vento e o fogo, não se deixa prender, pegar na palma da mão, segurar. Ela é viva e sinal de vida, limpa, refresca, mata a sede, fertiliza, lembra a renovação e a restauração.

Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas escreveu seu testemunho para que seu amigo, Teófilo, provavelmente também um converso grego, conhecesse a verdade a respeito de Jesus Cristo. Evidentemente há vários outros relatos do que Jesus disse e fez, alguns verdadeiros e outros não.