O que significa a palavra Assíria?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

1. Relativo à Assíria, antigo reino do Médio Oriente . 2. Natural da Assíria.

Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.

Os assírios eram um dos povos que habitavam a Mesopotâmia, residindo especificamente ao norte dessa região. O historiador Paul Kriwaczek afirma que eles provavelmente surgiram da mescla de povos que habitavam o sul da Mesopotâmia (próximo da Babilônia) e de povos originários dos vales do norte |1|.

Na mitologia assíria, Assur é o deus guardião da cidade de Assur, elevado mais tarde a deus nacional da Assíria. Ele tomou o lugar do deus Enlil sendo posteriormente identificado com Ansar. Era o deus do Sol e da condução da guerra.

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

- Os assírios possuíam uma religião politeísta (crença em vários deuses). O principal deus assírio era Assur, que era identificado com o Sol e com o poder da guerra.

Os assírios caracterizaram-se, sobretudo, por serem uma nação de guerreiros, isto é, estavam enquadrados em uma sociedade militarizada, governada por uma aristocracia militar. A elite militar era também aquela que se encarregava da administração do Estado.

O rei mais importante dos assírios foi Assurbanipal, que governou de 668 a 626 a.C. Foi Assurbanipal que organizou a famosa biblioteca de Nínive, uma das principais cidades da Mesopotâmia, que chegou a contar com aproximadamente 22 mil plaquetas de argila.

Para manter tantos territórios e diferentes povos sob seu controle, os assírios fizeram uso da violência e do terror. Eles ficaram extremamente conhecidos pelo uso de técnicas de tortura violentíssimas contra os povos que resistiam ou rebelavam-se contra seu domínio.

Não por acaso, em 612 a.C., os caldeus e medos conseguiram derrotar as forças do império assírio.

Esses, que falam aramaico, são considerados os descendentes dos assírios, daí o nome de comunidades "assírias". Estes cristãos assírios podem ser uniatas (ligados ao Vaticano) ou não, segundo Odon Vallet, especialista francês das religiões.

1 700 a.C. Belbani fundou a dinastia adasida, que após seu reinado governou a Assíria por cerca de mil anos.

20 Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi.

Os assírios foram um povo mesopotâmico que formou o maior império na região a partir da organização e violência de seus exércitos profissionalizados. Os assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia e, assim como os acádios e os caldeus, conseguiram construir um grande império centralizado na região.

Lucas 4:8 Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: 'Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto'”. Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: 'Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto'”. Respondeu-lhe Jesus: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.