O que significa a palavra anglicana?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A tradição O termo anglicano tem origem em ecclesia anglicana, uma expressão medieval latina datada de, pelo menos, 1246, e que significa Igreja Inglesa. Os adeptos do Anglicanismo são designados por anglicanos. A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional.

A principal diferença entre a Católica Romana, a Anglicana tradicional e a Católica Anglicana é que a nossa é mais inclusiva. Ainda de acordo com Golin, por ser uma igreja descendente da Inglaterra, que por sua vez descende de Roma, as vestes são as mesmas usadas pela Igreja Romana.

SER ANGLICANO SIGNIFICA
Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.

A Igreja Anglicana defende e proclama a fé católica e apostólica nas Sagradas Escrituras. Em obediência aos ensinos de Jesus, as igrejas são comissionadas para proclamar as boas novas do Evangelho para toda a criação. A fé, a ordem e prática estão expressos no Livro de Oração Comum (LOC).

O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas.

rei Charles III

O rei Charles III é o chefe da Igreja da Inglaterra, também conhecida como Igreja Anglicana. Com a morte da rainha Elizabeth II, esse papel cabe, agora, a seu sucessor, que herda o título de “defensor da fé e governador supremo da Igreja da Inglaterra”.

O monarca do Reino Unido ocupa também o cargo de chefe supremo da igreja anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra.

Anglicanismo é uma doutrina protestante, vertente do Cristianismo, propulsionada pelo rei Henrique VIII, que surgiu na Inglaterra em 1534.

Henrique VIII

Inconformado com a indiferença papal, Henrique VIII obrigou o Parlamento britânico a votar uma série de leis que colocavam a Igreja sob o controle do Estado. No ano de 1534, o chamado Ato de Supremacia criou a Igreja Anglicana.

Há aproximadamente 80 milhões de membros na Comunhão Anglicana, espalhados nas 41 províncias autônomas em 165 diferentes países. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é a 19ª Província da Comunhão Anglicana, em plena comunhão com a Sé de Cantuária.

O mesmo pode ser dito dos quatro grandes patronos da Grã-Bretanha e Irlanda, Saint George (Inglaterra), Saint David (País de Gales), Saint Patrick (Irlanda) e Saint Andrew (Escócia).

  • Tomás Cranmer
  • Queen Anne's Bounty
  • Agostinho de Cantuária
  • Ecclesiastical Commissioners

A salvação humana na crença da verdade absoluta de Deus Igreja Anglicana, que teve origem na Inglaterra, acredita que o Espírito Santo ajuda a guiar os homens e as mulheres na busca da salvação através da Palavra.

Tanto a igreja anglicana quanto a protestante seguem os valores católicos. A diferença básica é que na igreja anglicana, o rei/rainha é a autoridade religiosa máxima. A igreja protestante surgiu porque um cara chamado Lutero não concordava com os ideias católicos da época (1517) como a venda do perdão dos pecados.

No Brasil, também somos parte da Rede Inspire, que envolve aproximadamente 400 igrejas de diferentes denominações, além de manter estreito relacionamento com as principais igrejas evangélicas do País.

O Arcebispo da Cantuária é o Primaz de toda a Comunhão Anglicana, liderando a Igreja de Inglaterra e atuando com foco na unidade da mesma e para com a Comunhão Anglicana. O Monarca britânico, por sua vez, é o Governador Supremo da Igreja de Inglaterra.

Em uma Eucaristia anglicana, a forma está contida no rito e em suas rubricas, conforme articulado nos livros de oração autorizados pela província eclesiástica. A parte central do rito é a Oração Eucarística ou "Grande Ação de Graças".