O que significa a palavra altruístas?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O altruísmo é um nobre sentimento. A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa do serviço prestado. Essa característica é admirada por diversas culturas e crenças religiosas.

14 sinônimos de altruísta para 1 sentido da palavra altruísta: Que se dedica ao próximo de forma desinteressada: 1 desinteressado, abnegado, altruístico, bondoso, caridoso, caritativo, compadecido, desprendido, filantrópico, filantropo, generoso, humanitário, humanitarista, voluntário.

Tipos de altruísmo

  • Altruísmo genético. Como o próprio nome sugere, esse tipo de altruísmo envolve o envolvimento em atos altruístas que beneficiam familiares próximos. ...
  • Altruísmo recíproco. ...
  • Altruísmo selecionado pelo grupo. ...
  • Altruísmo puro. ...
  • Melhor saúde. ...
  • Melhor bem-estar mental. ...
  • Melhores relacionamentos românticos.

No caso do Cristianismo, o altruísmo é revelado através do amor ao próximo. Um dos mandamentos deixados por Jesus (João 13:34) é o altruísmo: "amar ao próximo como a si mesmo".

Os benefícios do altruísmo envolvem o aumento da felicidade e bem-estar, o desenvolvimento de relacionamentos de qualidade e uma vida mais leve e feliz. As vantagens são bem positivas, por isso, vale a pena praticar uma vida com mais altruísmo!

Os 7 benefícios do altruísmo

  1. Felicidade e bem-estar pessoal. Todas as vezes que você ajuda alguém, você é invadido por uma sensação boa, de bem-estar e felicidade? ...
  2. Bem-estar social. ...
  3. Amor, respeito e harmonia. ...
  4. Relacionamentos de qualidade. ...
  5. Uma vida mais leve. ...
  6. Mais expectativa de vida. ...
  7. Benéfico para todos.

Ser uma pessoa altruísta é ter empatia com o outro, entender que as pessoas precisam de ajuda. É ter compaixão e ajudar por pura bondade e empatia com o problema do outro, sem esperar retribuição por seus atos.

Nelson Mandela. A famosa luta de Mandela contra um dos regimes mais injustos e cruéis que a Humanidade já presenciou - o apartheid - é uma das principais fontes de inspiração para milhões de pessoas.

Se o altruísta se dispõe a ajudar, sob quaisquer circunstâncias, um semelhante por ver que há uma fragilidade que precisa ser apoiada, e ele pode fazer isso, a empatia garante que isso seja feito sem que se queira modificar o jeito de ser daquele indivíduo.

Um dos maiores atos altruístas é ser empático – tentar entender o que o outro está sentindo, se colocar no lugar de outra pessoa. Por isso, agir com empatia, percebendo quando alguém pode precisar de ajuda, é uma maneira de agir de forma nobre e altruísta.

Em sua definição, a palavra altruísmo - que deriva da palavra altruisme, em francês, criada pelo filósofo francês Auguste Comte, em 1830 - é um modo de viver que leva as pessoas a se dedicarem aos outros.

Podemos dizer que o Egoísmo questiona a legitimidade de nossos interesses por outras pessoas, enquanto o Altruísmo é incapaz de reconhecer a proximidade maior que temos com certas pessoas em vez de outras.

Ser uma pessoa altruísta é, acima de tudo, desejar fazer o bem para o próximo mesmo que, para isso, precise sacrificar seus próprios desejos. Um ponto chave é que esse bem a ser feito deve ser de acordo com o ponto de vista de quem irá receber os benefícios do seu ato e não o seu.

Aquele que pensa nos outros ou que pensa mais no outros que em si, solidário, caridoso, contrário de egoísta. Exemplo de uso da palavra Altruísta: Marcos é altruísta; sempre que pode ele ajuda os outros.

adjetivo Que é moderno; que está disposto a aceitar novas culturas, novos costumes ou diversidades; que se desprende de tradições: minha avó é muito pra-frente.

Dar ajuda de forma a ter um comportamento social altruísta pode ser um preditor importante de melhor saúde mental autorrelatada do que receber ajuda. Diferente de sentir-se sobrecarregado pelas demandas dos outros que, em geral, é um preditor de pior saúde mental (mais ansiedade ou depressão).

Uma forma simples de desenvolver a empatia e o altruísmo é se dedicar a conversar com as outras pessoas em busca de soluções para os problemas ao invés de iniciar discussões em que ninguém ganha.

Altruísmo eleva os níveis de felicidade
Quando ajudamos os outros, o cérebro libera endorfina (hormônio da felicidade), o que contribui para o aumento da confiança, prazer e relações sociais. Os níveis de felicidade que o altruísmo gera, aumenta as chances de continuarmos sendo altruístas com o próximo no futuro.

O altruísmo nos incentiva a olhar além de nós mesmos e considerar as necessidades e bem-estar dos outros. Ele nos leva a ajudar os necessitados, oferecer apoio emocional, contribuir para causas sociais e até mesmo realizar atos simples de bondade no dia a dia.

No entanto, além dessas formas “clássicas” de solidariedade, não podemos nos esquecer de que há formas mais cotidianas de expressar o altruísmo. Ouvir um desabafo, consolar um amigo, fazer um favor, dar uma carona e compartilhar algum conhecimento são alguns exemplos.

Para a psicanálise, ao contrário, o altruísmo não passa de um mecanismo de defesa destinado a se proteger de pulsões agressivas difíceis de serem reprimidas. Sobretudo ninguém deve esofrçar-se para ser altruísta.