O que significa a palavra Ah sim?

Perguntado por: drocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

“Ah, sim” quando expressar entendimento, quando se compreende algum fato. E “há sim” quando for afirmar que algo existe.

Ah é uma interjeição que pode exprimir uma vasta gama de significados, como alegria, admiração, espanto, ironia, desejo, entre outras. Na frase "ah, que susto" o ah é uma marca sonora do espanto causado. Ao dizer "ah, mas eu queria tanto", a interjeição reforça o desejo.

O que é Ah tá:
O mesmo que: entendi.

Ah: Interjeição
O termo “ah” é uma interjeição, ou seja, é usado para expressar sensações e emoções, transmitindo um determinado estado de espírito. Muito utilizado na língua falada, pode significar alegria, admiração, alívio, dor, tristeza, surpresa, indignação, entre outros sentimentos.

O laconismo remete à capacidade de ser breve e conciso na comunicação, usando poucas palavras para expressar as ideias ou mensagens a se expor. A origem do termo remete à Lacônia, região da Península do Peloponeso, onde se localizava Esparta.

Pode ser? Expressão de afirmação e concordância: 3 sim, OK, com certeza, claro, afirmativo, positivo, concordo, beleza.

As interjeições podem aparecer de diversas formas: Sons vocálicos: “Ah!”; “Uai!”; “Ih!”.

Significado de Hum
interjeição Expressão de dúvida, de desconfiança, de desaprovação, de receio, de suspeita ou de aprovação: hum, o bolo está delicioso; hum, não acredito que ele aparecerá! Etimologia (origem da palavra hum). Vocativo expressivo.

1. Aaaaaaaaaa. Assustado; com medo; surpreendido.

Significado de Sim
advérbio Resposta afirmativa; exprime aprovação; demonstra consentimento. Concordância; demonstra permissão: - posso sair hoje? - Sim. [Gramática] Quando usado repetidamente, demonstra aborrecimento: sim, sim, já fiz o que você me pediu!

Entendi vem do verbo entender. O mesmo que: compreendi, percebi, deduzi, inferi, escutei, apreendi, assimilei, opinei, percepcionei.

1 deste modo, desse modo, daquele modo, deste jeito, desse jeito, daquele jeito, desta forma, dessa forma, daquela forma, desta maneira, dessa maneira, daquela maneira, destarte, dessarte. Exemplo: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim.

ª frase — «Ah, que vida boa!» — é aceite pelos gramáticos. De qualquer modo, ao usar-se a vírgula após a interjeição esbate-se a força enunciativa que um sentimento forte exterioriza. Nesta frase, é a satisfação (e não a euforia) que predomina, uma satisfação fruto do equilíbrio e do bem-estar.

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.