O que significa a palavra aba na Bíblia?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O termo “ábba” ou “aba” é bastante corriqueiro em diversas línguas semíticas para se referir ao indivíduo que é o genitor de alguém, ou seja, o pai. Para algumas religiões (entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo.

Na Bíblia a palavra Aba é utilizada como vocativo em três ocorrências no Novo Testamento (Mc 14:36; Rm 8:15; Gl 4:6). Nessas passagens a palavra Aba sempre é aplicada com referência a Deus, e necessariamente é também acompanhada por sua tradução grega, formando então uma dupla expressão como já explicamos acima.

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Kyrios é uma palavra de origem grega, que significa “Senhor”, “Lorde” ou “Mestre” e é utilizada como sinônimo de Deus ou Jesus entre os cristãos gregos.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

O que é Aba Pai:
Aba Pai é uma expressão bíblica derivada do termo com origem no aramaico “ábba” que significa “o pai” ou “meu pai”. A expressão “Aba, Pai” foi utilizada por Jesus Cristo no momento de sua morte quando suplicava a Deus, chamando-o de Pai, conforme descreve o Evangelho de S.

O que é ABA? Para começar, é preciso entender que a Análise do Comportamento Aplicada (ABA, da sigla em inglês para Applied Behavior Analysis) é uma ciência cujas estratégias são baseadas na Análise do Comportamento (AC).

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Abael I ou Abba-El I (r. ca. 1750 - ca. 1 720 a.C. segundo a cronologia média) foi rei de Iamade (Halabe) em sucessão de seu pai Hamurabi I.

Esta palavra, além da sua significação geral, toma-se também na Escritura no sentido de avô, bisavô, ou fundador de uma família, embora remota. Por isso os judeus no tempo de Jesus Cristo chamavam pais a Abraão, isaque e Jacó.

Yahweh

O nome do Deus bíblico
Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico). Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Os 72 Nomes de Deus são 72 combinações de três letras hebraicas que vem do livro bíblico de Êxodo, capítulo 14, versículos 19, 20 e 21. Estes versículos descrevem a abertura do Mar Vermelho. De acordo com a Cabala, a Bíblia é um código, e a Cabala decifra este código.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.