O que significa a onda T?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A onda T, no eletrocardiograma, representa o movimento de repolarização ventricular – fase em que o coração se prepara para uma nova contração. Isso acontece quando uma alteração elétrica acomete os ventrículos, para que eles se preparem para o próximo batimento.

São alterações na onda T do eletrocardiograma e podem estar presentes no caso de hipertensão arterial, estenose da válvula aórtica ou na isquemia cardíaca. Porém, quando o laudo vem descrito como alterações inespecíficas na repolarização ventricular, geralmente o quadro não tem significado clínico.

9º passo: Onda T
Geralmente, a polaridade da onda T acompanha a polaridade do QRS. Portanto, onde o QRS é predominantemente positivo, a onda T deve ser positiva, e o mesmo vale para QRS negativo.

Inclusive, a onda T normal acompanha o complexo QRS, ou seja, é positiva ou negativa nas mesmas derivações em que o QRS é positivo ou negativo. Além disso, essa onda possui um aspecto assimétrico, devendo subir devagar e descer rapidamente.

Se houver suspeita de infarto do ventrículo direito (ventrículo direito), geralmente registra-se um ECG de 15 derivações; derivações adicionais são colocadas em V4-6R e, para detectar infarto posterior, V8 e V9.

Como identificar infarto com supra (IAMCSST) no ECG? O IAM com supradesnivelamento é o mais comum, apresentando uma elevação do segmento ST. Esse deslocamento deve aparecer em pelo menos duas derivações concordantes (com exceção de aVR) e ter pelo menos 1 mm de amplitude em qualquer derivação – exceto em V2 e V3.

Dica: ondas T negativas em paredes lateral ou inferior, mesmo em pacientes jovens, sempre deve levar à investigação de cardiopatia estrutural (ex: cardiomiopatias). OBS: esta semana foi publicado um artigo no JACC que adiciona novos conhecimentos em relação ao achado de ondas T negativas em pacientes jovens brancos.

A onda T pode ser negativa em D1 e positiva em aVR nas primeiras horas de vida.

Existem diversas causas para a inversão da onda T: isquemia miocárdica, eventos intracranianos, hipertrofia ventricular esquerda, pericardite, embolia pulmonar, contusão miocárdica, prolapso da válvula mitral, miocardite, hipertrofia do septo apical, medicamentos etc.

– os valores para definir fração de ejeção normal e alterada mudaram um pouco. Agora considera-se FE de VE normal em homens se entre 52% e 72% e entre mulheres, entre 54% e 74%.

A inversão difusa das ondasT”, principalmente em derivações precordiais, pode ser atribuída a diversas causas: síndrome de Morgagni-Adams-Stokes, doença isquêmica, bradicardia, distúrbio metabólico, hipertrofia ventricular com bloqueio do ramo direito, alterações encefálicas e modificações transitórias durante a ...

Por isso a importância da avaliação geral com um médico.

  1. Resultados normais do eletrocardiograma: geralmente entre 60 e 100 batidas por minutos (bpm).
  2. Resultados anormais: quando o coração bate muito lentamente (abaixo de 60 bpm); O coração bate muito rápido (acima de 100 bpm).

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.

Como identificar o infarto em homens e mulheres
Em geral, a dor é um aperto no peito acompanhado de mal-estar. A intensidade da dor pode levar a pessoa a cair no chão e a desmaiar. Neste caso é necessário ir imediatamente para o hospital.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.