O que significa a obra mestiço?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Mestiço. Nessa tela, o pintor exibe o retrato de um homem forte de braços cruzados, trabalhador em uma lavoura de café. A cor da pele e os traços do sujeito - além do título da obra - indicam que se trata de uma pessoa mestiça, fruto da mistura entre a população negra, indígena e branca.

Põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora, a fauna... Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor.

Principais obras de Portinari. Juntamente com “Guerra e Paz”, Retirantes é uma das telas mais famosas e importantes do pintor. A obra registra uma família anônima e pobre, que representa a história de muitas outras famílias que partiam do interior do nordeste para fugir dos períodos de seca.

Conceitualmente, a obra integra uma série de quadros do pintor que retratam as figuras de mulatas, isto é, mulheres de cor. Na concepção de Di Cavalcanti, as representações valorizam a brasilidade e o população brasileira. Neste caso, a valorização se dá por meio da figura das mulheres de cor.

O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço.

Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.

Em “O Lavrador de Café”, Portinari apresenta a real atuação do trabalhador rural na lavoura do café. Com um céu coberto de nuvens, encontramos em primeiro plano um homem que sugere ser um trabalhador do campo, pois segura em uma das mãos uma enxada, um instrumento de trabalho típico braçal.

Um dos pintores brasileiros mais festejados do século 20, Portinari foi o artista que conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo, aproximar-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público.

Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando- carniça, etc."

a realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil. as personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.

Resposta verificada por especialistas
A) A interpretação sincera que Cândido Portinari se refere está presente em suas obras, já que o artista retrata nelas como viviam as pessoas em 1926, principalmente, os escravos e os trabalhadores rurais.

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

Seus quadros se entrelaçam com questões relacionadas ao Brasil em diversos temas: Social (O Lavrador de Café; Os Retirantes) Cultural (Festas folclóricas e brincadeiras infantis) Religioso (Último Baluarte)

O tema é a seca, que provocou muitas mortes e uma migração em massa. As convicções políticas e a consciência social do pintor são essenciais na composição dessa obra. Retratar a miséria, de uma forma tão crua, é um modo de se posicionar contra ela.

Ele explica que pretos normalmente são as pessoas que se enxergam com a cor mais escura. Mas em relação aos pardos não há consenso. "Normalmente são as pessoas que se classificam como 'morenas' ou 'mulatas', mas isso depende na região", afirma.

As Mulatas, quadro de Di Cavalcanti exposto no Palácio do Planalto, foi depredado durante a invasão de vândalos nas sedes dos três poderes em Brasília, no domingo (8). A obra integra uma série realizada pelo pintor modernista que retrata as figuras de mulheres de ascendência africana.