O que significa a obra a boba de Anita Malfatti?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A boba é uma das obras mais importantes da pintora brasileira e apresenta elementos cubistas e futuristas para além de muitas cores. O retrato traz uma única protagonista - jovem, expressiva -, que se destaca em primeiro plano. Já aqui Anita deforma as formas básicas da sua personagem.

A crítica de Lobato à Malfatti
O escritor brasileiro, famoso por muitas obras, entre elas o Sítio do Picapau Amarelo, visitou a exposição de Anita e não compreendeu o estilo artístico dela, comparando seus quadros aos desenhos “que ornam as paredes internas dos manicômios” e ainda a uma "arte anormal".

Anita Malfatti

Lobato não deixa de ver qualidades "latentes" nas obras de Malfatti, mas lamenta suas "tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias" de pintores modernos. Além disso, o autor da crítica ataca também os elogiosos insinceros, aumentando seu número de desafetos.

A importância da obra de Anita é fundamental para se compreender o modernismo no Brasil com todas as suas implicações, sua atitude combativa frente às adversidades, de uma lutadora consciente das suas potencialidades, acrescentou expressividade a um movimento que revolucionou a cultura nacional.

Anita Malfatti (1889-1964) foi uma artista plástica brasileira. A mostra expressionista da pintora realizada em São Paulo na Exposição de Pintura Moderna foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil.

Se na história do modernismo no Brasil Mário de Andrade se destacou como um dos grandes defensores da produção artística de Anita Malfatti, em virtude da exposição pioneira de 1917, Sérgio Milliet viu com muita cautela, em contrapartida, a atividade da artista a partir de 1923, ano em que Anita Malfatti chegou a Paris, ...

“A principal crítica do texto 'Paranoia ou mistificação' se refere ao abandono da preocupação da artista em representar a realidade de forma tradicional”, afirma. “Essa atitude soava para Monteiro Lobato como uma tentativa de imitar artistas que despontavam na Europa à época”.

As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras. Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna.

Isso porque, no texto, Monteiro não apenas criticou a artista, como também falou do modernismo em si. Para o autor, por exemplo, as telas de Anita — que eram claramente expressionistas —, se pareciam com os desenhos “que ornam as paredes internas dos manicômios”.

A Estudante, da pintora brasileira Anita Malfatti é a obra de arte homenageada hoje no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A obra revela o interesse da artista em retratar o estado psicológico de seus modelos.

  • Modernismo
  • Expressionismo

Ela desejava na verdade apresentar um novo tipo de representação artística à elite em 1917. Isso explica-se de forma muito simples: Anita Malfatti tinha diversos esboços de homens nus ou semi nus. Ou seja, se ela quisesse polemizar, poderia ter feito uma exposição trazendo-os para a conservadora São Paulo de 1917.

Sinais que Lobato já considerou logo como “perigoso”. Ele acreditava que a “arte moderna” era uma farsa enquanto a “arte naturalista” era o verdadeiro futuro do Brasil. Assim, não aceitava a arte moderna como caminho para a arte brasileira, pelo contrário, a abominava.

Resposta: Porque, para Monteiro Lobato, um artista com visão tradicional da arte, a arte de Mafatti era expressionista e "agredia" o mundo da arte.

Uma das mais relevantes artistas brasileiras, Anita tem papel determinante na introdução da estética modernista no país. Inicia seu aprendizado artístico com a mãe, a pintora Bety Malfatti (1866-1952). Em 1909, pinta algumas obras, entre elas a Primeira Tela de Anita Malfatti.

Resumo sobre o modernismo no Brasil
Foi idealizado pelo que viria a ser o Grupo dos Cinco, central no desenvolvimento modernista e composto por Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

Sua obra 'Tropical' , foi a primeira pintura moderna de um tema brasileiro. Nela a artista representa uma mulher de cor de pele miscigenada. A figura aparece carregando um cesto de frutas tropicais, mostrando, de certa maneira, a cara do Brasil daquela época.

Tropical, 1917
Sua obra “Tropical” é a primeira pintura moderna com o Brasil como tema. Nele, a artista representa uma mulher com tons de pele mistos. Essa figura apareceu carregando uma cesta de frutas tropicais, mostrando em certa medida a cara do Brasil naquela época.

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.