O que significa a música Clair de Lune?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Sua inspiração teria vindo de um momento de extrema solidão, na sacada de um prédio, ao ver o clarão da Lua cheia sobre a capital francesa. Essa é apenas uma das várias histórias que cercam a vida deste músico e, no entanto, nunca confirmada.

Apesar de harmonicamente complexa, Clair de Lune não apresenta maiores dificuldades técnicas e sua estrutura ABBA simples pode ser compreendida sem dificuldades. Sua execução dura aproximadamente 5 minutos, sendo composta de 72 compassos, em compasso ternário composto 9/8.

5 As harmonias de Debussy estão, de fato, na base do jazz.

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
O estilo impressionista aplicado à música objetivava evocar sentimentos, estados de espírito e impressões através da harmonia e cores tonais. Baseando-se na insinuação usou de uma linguagem completamente diferente daquela a que os românticos estavam acostumados.

São conhecidas sobretudo as coleções Suite Bergamasque (1890)], Estampas (1903), Imagens (1905-1907), Canto das crianças (1906-1908), 24 Préludes I e II (1910) e os Estudos (12) I e II (1915).

Claude-Achille Debussy foi um músico e compositor francês. A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países.

Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".

Os compositores Maurice Ravel e Claude Debussy, ambos franceses, transportaram os conceitos da pintura para a música, e em suas obras o cenário e a atmosfera são mais importantes do que o equilíbrio e a clareza musical.

A música impressionista é caracterizada por atmosferas melódicas sensuais e etéreas, que buscam retratar imagens, especialmente paisagens naturais. Surgiu como oposição à música romântica e explorava o recurso da dissonância e escalas hexafônicas, além de composições mais curtas.

Talvez a inovação mais notável usada pelos compositores impressionistas tenha sido o uso da escala de acordes de 7ª maior e a extensão de estruturas nos acordes com intervalos de 3ª à harmonias de cinco e seis partes.

Dono de uma vasta obra, Monet misturou técnicas de pinceladas sutis e mais rápidas em suas telas. As cores vivas e a luminosidade são características presentes em sua obra.

O que há de rebeldia e originalidade na arte impressionista de Claude Monet? Resposta: Professor, Espera-se que os alunos identifiquem a postura crítica de recusa de Claude Monet, quando ele questiona o que era dado como verdadeiro ou certo na forma de pintar, procurando outro modo de retratar o que via.

Ruídos naturais e exotismo
A natureza é, desde sempre, fonte de inspiração para o músico francês. Numa declaração a um jornalista austríaco, em 1910, ele afirmaria: Todos ou ruídos que se fazem ouvir em torno do senhor podem ser expressos.

O Impressionismo teve início na França durante o século XIX, com destaque na pintura e na música. O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet.

A pintura impressionista, assim como a poesia simbolista, influenciou fortemente a obra de Debussy, mostrando uma intrincada relação entre as artes, principalmente no final do século XIX, na França.

Música clássica
Isso acontece porque as escalas da música clássica induzem um estado de relaxamento em que a mente está calma, porém ainda ativa e alerta, o que aumenta a concentração e estimula a imaginação, justamente os fatores que melhoram o aprendizado.