O que significa a máscara feliz e triste?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

As duas máscaras, de triste e feliz, são o símbolo do teatro. Elas simbolizam o “Em Si universal”, resumindo todos os sentimentos e manifestações humanas.

Como vocês sabem, o símbolo do teatro é a imagem de duas máscaras lado a lado, com uma que ri e outra que chora. Esse símbolo tem a ver com a origem do teatro no Ocidente, a partir da configuração da Comédia e da Tragédia na Grécia Antiga (trataremos sobre isso nos próximos estudos), com apogeu no século V a.C.

As máscaras, como objetos cênicos, eram chamadas pelos romanos de “personas” e “larvas”, embora essas denominações também se relacionassem com outros elementos cênicos como as características expressivas e físicas da personagem.

A psicologia define as máscaras sociais como “personagens” que criamos e incorporamos em diferentes momentos da nossa vida. Conforme o contexto, estas facilitam a nossa adaptação social, bem como nos protegem das críticas da sociedade quotidiana.

As principais funções de uma máscara são para disfarce, símbolo de identificação, transfiguração, representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, rosto de animais, participação em rituais e interação com dança ou movimento.

s primeiras máscaras surgiram entre os séculos V a.C e V d.C, como artigo bastante utilizado nas primitivas manifestações dramáticas encenadas nos teatros greco-romanos e oriental. Os atores cobriam o rosto ou parte dele, na caracterização de suas personagens.

A máscara é frequentemente tatuada em áreas do corpo que podem ser vistas como vulneráveis, como o peito ou as costas. Em resumo, a máscara Hannya é um símbolo importante na cultura japonesa e é frequentemente usada em tatuagens como um símbolo de proteção e como um lembrete para controlar as emoções.

No teatro grego, a máscara servia para dar aos actores a sua personagem, a sua persona (= máscara). As máscaras eram tipificadas, correspondendo a um tipo de personagem pré-determinado, tendo também expressões faciais imutáveis que indicavam o destino último da personagem.

O rosto, geralmente feminino, que segura duas máscaras teatrais representa a pessoa que sabe que na vida alternar momentos de alegria com outros de tristeza é algo normal e que deve ser encarado como fases que podem e devem ser superadas.

A máscara teatral grega inicialmente era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Ela possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem.

E que os quadrinhos são bastante violentos? Criadas por Mike Richardson - o fundador da Dark Horse Comics -, as histórias em quadrinhos do Máskara foram originalmente publicadas entre 1982 e 1985, e acompanham Stanley Ipkiss, um homem que perde o controle e ganha ares místicos ao usar uma máscara de vodu.

É apresentado o contexto em que Lecoq conheceu a máscara nobre, assim denominada por Jacques Copeau. Tam- bém considerada a parceria entre Lecoq e o escultor Amleto Sartori que confeccionou a máscara neutra na técnica em couro.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Conhecer a evolução histórica das máscaras no teatro. Confeccionar 03 tipos de máscaras diferentes. Experimentar técnicas teatrais de interpretação com máscaras. Abordar possibilidades pedagógicas do trabalho com máscaras.

Cada pessoa mascara suas emoções de maneira diferente. Durante a infância, o indivíduo aprende a se comportar de determinada maneira ao receber a aprovação das pessoas ao seu redor e, assim, desenvolve uma máscara.

A máscara surge como objeto ritualístico ainda na pré-história, representando, muitas vezes, figuras e mitos da natureza. Rituais e cerimônias religiosas utilizavam a máscara como objeto sagrado e de comunicação espiritual, em um contexto ritual a pintura facial pode, também, ser entendida como máscara ritual.

A máscara pode ser vista como uma forma de se proteger ou se esconder, mas também pode ser vista como uma parte integrante da personalidade, uma forma de expressão ou de criação de novas identidades. Além disso, a relação entre personalidade e máscara não pode ser definida de forma simples como oposta ou semelhante.

Qual é a importância do uso da máscara? A proteção das vias respiratórias, por meio de uma barreira física, reduz o contato de aerossóis com o nariz e a boca. Desse modo, é possível diminuir também o risco de que diversos microrganismos invadam o seu corpo por essas entradas.

Considerada como um objeto sagrado, tinha funções distintas, cada máscara tinha um propósito diferente e na maioria das vezes era considerada como um símbolo para a organização social, a noção do bem e do mal e ainda da vida e da morte.

O nível de proteção é a principal diferença entre os principais modelos. A PFF2 e a N95, por exemplo, apresentam até 95% de eficácia, enquanto a KN95, a cirúrgica e a de tecido têm índices preventivos contra a COVID-19 menores.

Resposta. O rosto, geralmente feminino, que segura duas máscaras teatrais representa a pessoa que sabe que na vida alternar momentos de alegria com outros de tristeza é algo normal e que deve ser encarado como fases que podem e devem ser superadas.

Continuar lendo E máscara ou máscara?