O que significa a mão virada para baixo?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Algumas linhas de estudo do simbolismo dizem que a mão virada para cima representa a energia masculina, e voltada para baixo a energia feminina. Já em outras linhas, o posicionamento da mão para cima refere-se ao céu, ao mundo espiritual, e para baixo, à terra, ao mundo físico.

Mas o que significa a Mão de Fátima? Esse amuleto é usado para afastar o mau-olhado e se proteger contra a inveja e energias negativas. Além disso, esse símbolo é conhecido por auxiliar as pessoas, guiá-las e até ensiná-las sobre as situações vividas. É também um objeto ligado à sorte.

Nenhuma diferença, esse símbolo místico que, entre muitos outros nomes também chamado de Mão de Fátima, pode ser chamado de Mão de Hamsá. Em todos os seus formatos e materializações, um amuleto que pode tanto afastar energias ruins e mau-olhado, quanto atrair energias positivas para aqueles que o utilizam.

locução adverbial De ponta-cabeça, que significa "de cabeça para baixo". Diz-se da queda de um indivíduo em que suas pernas ficam ao ar e sua cabeça no chão. plural Pontas-cabeças e pontas-cabeça.

O “olho que tudo vê” tem referências egípcias, mas ganhou essa configuração no século 17. Ele representa o olho de Deus, que observa a humanidade: o triângulo simboliza a Santíssima Trindade e os raios a glória divina.

Em Fátima, Nossa Senhora solicitou aos pastorinhos, e a todo o mundo, quatro apelos, quatro pedidos da mais candente atualidade. São eles: a fé viva e testemunhada, a conversão, a paz e a esperança.

De acordo com algumas tradições, deve-se ler a mão direita com mulheres e a esquerda com homens. Em outras tradições, é possível ler as duas: a mão esquerda representa o potencial inato de uma pessoa, enquanto a direita representa o que ela fez com esse potencial.

No século IX, acreditava-se que a veia que passava por este dedo seguia direto para o coração. Por isso a tradição cristã escolheu este ponto do corpo humano para amarrar o compromisso da união amorosa.

Origem. O meme Pose de Maloqueira consiste em uma posição para tirar fotos, em que o indivíduo aponta dois dedos para baixo, “faz bico", dobra uma das pernas e inclina o corpo para trás.

Dessa forma, segundo a tradição da religião, os soldados de Davi levavam em seus escudos o desenho da estrela. Isso simbolizava a proteção divina contra o mal.

O Olho Grego também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas e os ambientes, além de transmitir a paz. Aliás, há outras formas de se proteger e atrair boas energias, uma delas é com ervas.

A flor de lótus está relacionada, acima de tudo, à vida. Por ser uma flor que nasce do lodo, do pântano, ela também simboliza a superação, a força, a capacidade de passar pelas dificuldades e ver o lado positivo da situação.

É o caso da Umbanda, que associa cada vértice dos triângulos a uma entidade umbandista. Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e a perfeição.

Para os praticantes, deixar a cabeça numa posição mais baixa que o coração em relação ao solo traz benesses para o cérebro. Mas não há comprovação disso, segundo os médicos, que afirmam: a pose invertida é perigosa. “Uma manobra dessa não oxigena o cérebro, como dizem.

Invertendo a polaridade energética do nosso organismo, fortalecemos o sistema imunológico e normalizamos os níveis de cortisol, o hormônio gerado pelo estresse. Além disso, aumentamos a circulação de endorfina, o que reduz a nossa ansiedade, a depressão e a sensação de tristeza.

Se manter pendurado de cabeça para baixo durante um longo tempo, pode levar à formação de coágulos de sangue, em especial no cérebro. Os coágulos e o inchaço no cérebro podem levar a um acidente vascular cerebral. O cérebro não tem os músculos que o resto do corpo tem para bombear o sangue de volta ao coração.

A glândula pineal é conhecida como “terceiro olho” devido à sua localização – na parte central do cérebro, entre as sobrancelhas – e também pela sua sensibilidade à luz. Além disso, a glândula pineal é considerada por algumas tradições esotéricas um meio de contato com o mundo espiritual, “o olho que tudo vê”.