O que significa a luz EPC no painel do Gol g6?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A sigla EPC significa Electronic Power Control (ou Controle Eletrônico de Potência). Quer dizer que a central eletrônica, que regula todo o funcionamento do automóvel, está com alguma pane, tem algum sensor com problema ou algum componente interno dessa central sem funcionar corretamente.

Existem algumas situações comuns que deixam a luz de injeção acesa e na maior parte dos casos, elas estão relacionadas aos componentes e peças do sistema de alimentação do motor. Defeitos nas velas ou cabo de velas, bicos injetores, bobinas ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa.

Eles ficam na frente dos pedais e se o contato estiver muito sujo a Luz do EPC vai acender.

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Você já deve ter ouvido por aí que após virar a chave do carro é preciso esperar aquela luzinha da injeção eletrônica apagar para dar a partida. Isso é mais um mito relacionado aos automóveis. A luz, chamada de “check engine” é importante, sim, mas ela só deve ser motivo de preocupação quando permanecer ligada.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Luz da Injeção Eletrônica Piscando
Algumas vezes, o defeito é tão sério que gera dificuldade até mesmo na partida do motor, ou provoca cortes durante o funcionamento. Também é possível que apresente oscilações na marcha lenta, perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Quais são as peças que compõe o sistema de injeção eletrônica? O sistema de injeção é composto basicamente por: sensores, atuadores, unidade de controle eletrônico e bomba elétrica.

O carburador é o principal componente mecânico do sistema de alimentação de um veículo.

Não é raro encontrar carros em que a luz da injeção eletrônica se apaga depois de ligar e desligar o veículo algumas vezes. Para realizar essa manobra basta colocar a chave na ignição, virar a chave por 1 segundo e desligar por 1 segundo. Repita o procedimento três vezes e depois desligue o veículo por completo.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Isso indica falta de pressão ou vazão no sistema de lubrificação. Uma solução comum nesses casos é substituir o óleo atual, ou completar o índice.