O que significa a luz amarela no painel do Grand Siena?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Existem algumas situações comuns que deixam a luz de injeção acesa e na maior parte dos casos, elas estão relacionadas aos componentes e peças do sistema de alimentação do motor. Defeitos nas velas ou cabo de velas, bicos injetores, bobinas ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente. Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.

7 principais luzes do painel que você precisa ficar atento

  1. Bateria. A luz de bateria acesa avisa ao condutor que o componente pode não funcionar de forma adequada. ...
  2. Injeção eletrônica. ...
  3. Freio. ...
  4. Pressão do óleo. ...
  5. Temperatura do motor. ...
  6. Câmbio automático. ...
  7. Abastecimento.

Estes são alguns dos problemas mais comuns: Injectores entupidos. Velas de ignição danificadas ou em mau estado. Válvula EGR danificada e/ou entupida.

Essa luz acende quando o motor está superaquecido. Verifique com urgência o sistema de arrefecimento, o motor muito quente pode gerar problemas irreversíveis para o veículo. Aproveite e confira nossos vídeos sobre arrefecimento e conheça o funcionamento desse sistema.

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema. A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação.

Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.

A luz de óleo acende no painel para indicar que está faltando lubrificação no motor. Esse fato pode estar relacionado ao nível baixo do lubrificante no cárter. Não foi óleo para a bomba e, consequentemente, não lubrificou as outras partes do motor.

Às vezes, a iluminação da luz de aviso de "falha do motor" pode ser temporária. Às vezes basta desligar o veículo, retirar a chave e ligá-lo novamente. Isso acontece quando a luz de aviso acende devido a uma falha de conexão ou mau contato de um componente devido a vibração, temperaturas extremas, etc.

Como identificar o superaquecimento do motor e o que fazer nessa situação?

  1. Luz acesa no marcador de temperatura no painel;
  2. Vazamento de água azulada ou avermelhada no chão;
  3. Barulho de ventoinha ligado com frequência e por muito tempo;
  4. Fumaça saindo pelo capô do carro – em situações mais críticas.

Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.

Os sintomas clássicos de problemas no sistema de arrefecimento são: - Aquecimento acima da média do motor; - Ventoinha funcionando após o desligamento do carro. Se você está sentindo esses sintomas no seu carro, é chegada a hora de fazer uma troca de fluído de radiador.