O que significa a literatura engajada?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O termo literatura engajada surgiu nos textos de Sartre na revista Les Temps Modernes, em 1945, em Paris. Para Sartre, a ideia de literatura engajada está ligada ao compromisso que a literatura tem com as vozes abafadas nas narrativas hegemônicas.

A prosa literária é engajada no sentido de desvendar o homem ao próprio homem, tirando-lhe o véu que lhe encobre certas ilusões e, no vazio aberto, criar algum sentido para a condição humana em sua contingência. (SARTRE, 1948, p.

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

O que é engajamento? A palavra engajamento é a junção do verbo engajar + mento e significa “empenho em uma causa”. O termo engajar tem origem etimológica do francês engager, que em português significa comprometer, empenhar.

A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição. Neste artigo, vamos conversar sobre como a literatura pode afetar a sociedade e como pode inspirar as novas gerações.

O Presencismo, ou segunda fase do modernismo português, criou uma literatura introspectiva e psicologizante, distanciando-se assim dos ideais do movimento anterior, o Orfismo. O modernismo português teve início nos primeiros anos do século XX e desenvolveu-se até o final do Estado Novo, na década de 1970.

Engajamento, no Marketing Digital, ocorre quando um usuário realiza ativamente uma ação com um conteúdo em uma rede social. Essa ação pode ser um clique, um comentário e até uma curtida, entre outras. Em geral, é metrificado em relação ao alcance do post ou ao número de seguidores, em uma taxa de engajamento.

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Autor estimado por seus ensaios literários e filosóficos, Sartre nunca deixou de ser um escritor engajado politicamente e sempre entendeu a literatura como estreitamente relacionada, cúmplice, testemunha ou crítica da condição humana em sociedade.

O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos.

Os cortiços foram o espaço preferido dos escritores. O Naturalismo surgiu na França, na segunda metade do século XIX, retrata o homem como o produto de forças “naturais”, instintivas que comporta conforme o meio, o momento e situações específicas.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Podemos definir o que é engajamento como o compromisso pessoal que alguém assume com as ideias e objetivos de um grupo. Ele pode ocorrer em todos os tipos de relação. No ambiente corporativo, o engajamento como atitude faz com que o profissional se destaque.