O que significa a letra T no painel de um elevador?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Andar de elevador no Brasil tem seus altos e baixos. Para descer até o térreo, costumo pressionar o botão "T" (de térreo) ou "P" (de portaria), mesmo em edifícios que não têm mesa de recepção nem alguém sentado atrás dela que insista em saber meu nome.

Aperta para cima. Quero descer? Aperta para baixo. Assim, por exemplo: se você está no andar Térreo, o elevador no 6º andar, e você quer ir ao 7º andar, o botão correto é a flecha para cima.

É a distância (H) desde o primeiro pavimento do elevador até o último. Essa medida é feita de piso a piso, não levando em consideração a medida do poço nem da UA.

3 Acionar os dois botões de pavimento do elevador
Isso se dá pelo fato que as pessoas acionam os dois botões em simultâneo, caso queira descer é preciso acionar apenas o botão de descida (embaixo) e subir apenas o de subida (em cima).

M é um sinal lógico que indica quando o elevador esta se movendo (M=1) ou parado (M=0), F, F2 e F3 são sinais indicadores dos andares são normalmente nível BAIXO, passando para nível ALTO apenas quando o elevador estiver posicionado em determinado andar. Por exemplo, quando estiver no segundo andar F2=1 e F1=F3=0,.

Os elevadores tem um painel de botões em um dos lados da porta. Muitos andares são sinalizados por números; subsolo, garagem, térreo, lobby, etc. podem ser sinalizados por letras. Se tiver alguém mais perto que você dos botões, pode ser que essa pessoa se ofereça para apertar o botão do andar que você deseja ir.

F5 — Abre a janela "Ir para". F6 — Alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom.

O que significa a sigla PO que aparece nos botões dos elevadores que mantém a porta aberta? A sigla PO é uma abreviatura de push to open, que significa “aperte para abrir”.

O pagamento é obrigatório, esteja ou não o condômino utilizando a sua unidade. Porém, como toda regra tem exceção, há o caso de moradores que adquiriram a unidade térrea do prédio, e, portanto, não utilizam o elevador para adentrar ou sair no seu imóvel.

O painel do elevador desse prédio mostra a numeração dos andares usando números inteiros, sendo o zero a portaria, números positivos consecutivos os andares acima do térreo e número negativos consecutivos os andares abaixo do térreo.

Felizmente, existe um procedimento que você pode fazer para sair de um elevador parado.

  1. Pressione o botão de “Abrir porta
  2. Se não funcionar? Fique calmo!
  3. Pressione o botão de alarme ou peça ajuda pelo telefone.
  4. Não tente escapar.

Informação: como o objetivo é informar o pavimento, a placa deve apresentar as seguintes identificações: SS2, SS1, SS, T, 1, 2, 3, 4, G, G1, G2, G3, G4, MZ, COB, dentre tantas outras. As siglas representam “subsolo 2”, “térreo”, “1º andar” e assim por diante.

Isso porque os empreendimentos dessa região seguem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que determinam que os elevadores tenham apenas números na botoeira. Assim, o térreo é 0; a garagem, o 1; o play, o 2; e o 101 fica no 3...

Se acabar a energia, a cabina fica sem ar
Com relação ao ar, os elevadores possuem um fluxo natural de ventilação e, em alguns deles, um ventilador que pode ser ligado. O fato é que ninguém ficará sem ar caso ocorra a falta de energia ou travamento da máquina.

Na hora de chamar o elevador, basta apertar uma vez o botão de subida ou descida.

A pessoa que ficar presa deve utilizar o botão com o desenho de um sino que fica no painel de botões do elevador para se comunicar com quem estiver no térreo com o intuito de informar que está presa ou, caso haja sinal de celular e esteja com ele em mãos, ligar para alguém que esteja nas dependências do Cefor.

Caso algum ruído permaneça, é possível que haja um problema no motor do elevador, o que aumenta as vibrações e ruídos e o desgaste das peças. Uma solução, nesse caso, é usar um absorvente indutivo, um material que absorve as correntes de vibração e protege os equipamentos, reduzindo ruídos e desgastes.

O Q2 é a parte mais importante da classificação para as equipes de "fundo de pelotão". Após "se livrar" das últimas posições no grid, é o momento de conseguir figurar entre os 10 melhores e largar já na zona de pontuação (apenas os 10 primeiros da corrida somam pontos).

De maneira básica, é uma consequência da utilização do efeito solo, que voltou à F1 nesta temporada. Quando os carros estão em alta velocidade nas retas, eles são sugados para baixo por conta de uma zona de baixa pressão formada pelo fluxo de ar rápido que passa pelo assoalho.

A maioria dos elevadores possui apenas um botão no lado de fora e sua programação por padrão é somente atender a pessoa de fora, somente na descida, chamamos pelo termo técnico de “chamada automática coletiva/seletiva na descida”.