O que significa a letra T no elevador?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Andar de elevador no Brasil tem seus altos e baixos. Para descer até o térreo, costumo pressionar o botão "T" (de térreo) ou "P" (de portaria), mesmo em edifícios que não têm mesa de recepção nem alguém sentado atrás dela que insista em saber meu nome.

É a distância (H) desde o primeiro pavimento do elevador até o último.

A empresa informou que essa é uma medida de segurança e que, quando o elevador está com peso superior à sua capacidade, o painel do pavimento indica "EP", que significa "Elevador Parado".

Na hora de chamar o elevador, basta apertar uma vez o botão de subida ou descida.

3 Acionar os dois botões de pavimento do elevador
Isso se dá pelo fato que as pessoas acionam os dois botões em simultâneo, caso queira descer é preciso acionar apenas o botão de descida (embaixo) e subir apenas o de subida (em cima).

» "EXPRESSO" ao apertar o botão "NP" o elevador ira realizar uma viagem de extremo a extremo, sem parar nos pavimentos intermediários.

Se o elevador "entra em FL" e para vocês isso não é considerado como equipamento quebrado, para nós que utilizamos o elevador e tentamos acioná-lo e continua parado no -2, seja por FL, ou por qualquer outro "defeito" para nós significa estar quebrado, pois não vamos conseguir utilizar o elevador.

Observe a seguir a figura da representação de um painel de elevador. Nela aparecem os números negativos (subsolo), o zero (térreo), e os números positivos (acima do térreo) para indicar os andares do prédio.

Se acabar a energia, a cabina fica sem ar
Caso acabe a energia, uma luz de emergência acende no interior do equipamento, proporcionando calma e possibilidade de visão aos ocupantes. Com relação ao ar, os elevadores possuem um fluxo natural de ventilação e, em alguns deles, um ventilador que pode ser ligado.

Quem pode fazer resgate em elevadores? Estão capacitados para realizar o resgate de passageiros em elevadores apenas o Corpo de Bombeiros e a empresa de Manutenção de elevadores do edifício. É proibido que síndicos ou zeladores realizem esse procedimento, uma vez que o risco de acidente é alto.

Caso algum ruído permaneça, é possível que haja um problema no motor do elevador, o que aumenta as vibrações e ruídos e o desgaste das peças. Uma solução, nesse caso, é usar um absorvente indutivo, um material que absorve as correntes de vibração e protege os equipamentos, reduzindo ruídos e desgastes.

Quando o elevador para, as portas devem abrir automaticamente ou manualmente. A maioria dos elevadores tem um botão para abrir as portas, enquanto alguns modelos mais antigos usam travas. Se acontecer de a porta não abrir, procure o interfone ou um botão de alarme.

A pessoa que ficar presa deve utilizar o botão com o desenho de um sino que fica no painel de botões do elevador para se comunicar com quem estiver no térreo com o intuito de informar que está presa ou, caso haja sinal de celular e esteja com ele em mãos, ligar para alguém que esteja nas dependências do Cefor.

Alguns profissionais utilizam as técnicas de PNL (Programação Neurolinguística: uma conexão entre os procedimentos neurológicos, a linguagem e os padrões de comportamento aprendidos), hipnose e EMDR (abordagem psicoterapêutica pseudocientífica) para curar o medo e a fobia de elevador.

Para que o elevador funcione, a cabina e o contrapeso funcionam em conjunto, como uma gangorra. Desse modo, enquanto a cabina sobe o contrapeso desce. E para que o elevador desça o contrapeso sobe. O movimento do contrapeso, seja de descida ou subida, é proporcionado pela chamada máquina de tração, através de polias.

Assim, o térreo é 0; a garagem, o 1; o play, o 2; e o 101 fica no 3... — O condomínio deve ter, pelo menos, um elevador com apenas números em sua botoeira e que atenda a todos os pavimentos.