O que significa a letra P em química?

Perguntado por: vgalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

O fósforo (P) é um elemento químico de número atômico 15, massa atômica 30,97 e pertencente à família 15 ou 5ª da tabela periódica.

O Carbono é um elemento não-metálico tetravalente, pertence a família 4A na tabela periódica, exibe o número atômico 6 e massa atômica 12; seu símbolo é a letra C.

P (pê, plural "pês" ou "pp") é a décima sexta letra do alfabeto latino básico. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

O fosforo é juntamente com o Nitrogênio e o Potássio um dos nutrientes mais importantes para uma planta, sendo indispensável para o crescimento e desenvolvimento das culturas. Em decorrência da quantidade absorvida pela planta, o Fósforo é considerado um macronutriente.

O fósforo faz parte de um importante ciclo biogeoquímico para a natureza, o ciclo do fósforo. Além disso, ele também é muito utilizado em práticas agrícolas, sobretudo para a fabricação de fertilizantes inorgânicos, na forma de ácido fosfórico.

O fósforo é um elemento químico de número atômico igual a 15 e cujo símbolo é P, pois o seu nome vem do latim Phosphorus (phos, que significa “luz”; e phorus, “o que dá”, isto é, seu nome significa “o que dá luz”).

Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J.

O elemento químico Hidrogênio, cuja sigla é H, está posicionado na família IA da Tabela Periódica porque sua distribuição eletrônica apresenta o mesmo subnível mais energético que todos os outros elementos dessa família. Como seu número atômico é 1, logo sua distribuição eletrônica é 1s1.

A massa atômica de um átomo é a massa determinada em “u” (unidades de massa atômica), isto é, a massa comparada com um doze avos da massa de um átomo de carbono 12. Muitas vezes em cálculos estequiométricos é preciso saber a massa dos átomos ou de um elemento químico.

O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa.

O alfabeto português é formado por 26 letras. As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Resposta. 16ª Posição, entre a letra "O" e a letra "Q".

Cores com a letra P
Prata. Preto. Púrpura.

Pomelo. O pomelo é um fruto cítrico e arredondado, com um tamanho ligeiramente maior do que o de uma laranja. Tem uma casca amarelada e uma polpa ácida, de cor avermelhada.

Philips Avent. Phillips' (leite de magnésia) Piaget. Pierre Cardin.

Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "p" são:

  • Grupo do boro: família do boro.
  • Grupo do carbono: família do carbono.
  • grupo do nitrogênio; família do nitrogênio.
  • Calcogênio: (grupo 16)
  • Halogênio: (grupo 17)
  • Gás nobre: (grupo 18), exceto o hélio.

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

O fósforo é um elemento de origem mineral que se encontra amplamente difundido pelos alimentos, sejam eles de origem animal ou de origem vegetal, existindo, contudo em maior quantidade nos alimentos de origem animal. A absorção do fósforo pelo organismo chega a aproximadamente 70% do que existe nos alimentos.