O que significa a letra no meio da Placa Mercosul?

Perguntado por: ebrites . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente. Na prática, por exemplo, isso ocorre no caso do número 1 sendo substituído pela letra B.

Desde já, fique sabendo que, por enquanto, trata-se da substituição do segundo digito numérico por uma letra correspondente. Por exemplo: o algarismo "0" é substituído pela letra "A", por sua vez o número "1" é trocado pelo "B", o "2" dá lugar ao "C", e assim por diante.

A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).

O Sinesp Cidadão está disponível para Android e iOS.
Ela retorna aos usuários a marca, modelo, ano de fabricação, cidade e estado de registro do veículo. Realizando um cadastro, é possível ainda registrar alertas de furtos e roubos. A pesquisa no aplicativo só é válida para placas do modelo Mercosul.

Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra, a saber: 0 = A. 1 = B. 2 = C.

C (plural "cês") é a terceira letra do alfabeto latino.

4 - Posso escolher livremente a combinação de números e letras? Verdade. No novo sistema de emplacamento Mercosul, o consumidor recebe uma lista de placas que poderá utilizar em seu veículo. O cliente pode sim escolher qual a sequência que será estampada em seu automóvel sem precisar pagar nada a mais por isso.

Como eles já estão emplacados, não é possível solicitar a troca para escolher letras e números específicos. A placa é como se fosse o RG do carro. É uma identificação única que deve acompanhar o veículo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a legislação federal de trânsito, válida em todo o país.

Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números: 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.

Enquanto a placa da esquerda, com uma faixa apenas sobre o “E” quer dizer “Proibido estacionar no local”, a placa da direita, com o “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X”, quer dizer que é “Proibido estacionar e parar no local”.

O formato da letra deveu-se talvez à forma de como é pronunciada já que é necessário fechar os lábios em um formato de círculo. O zero veio muito depois e quem inventou o algarismo foi muito inteligente.

Para quem não sabe, o projeto original da placa padrão Mercosul previa que os brasões do estado e do município de origem seriam alocados na lateral da placa, logo após o último número, na parte alta, mas abaixo da bandeira do Brasil.

A identificação de informações sobre um veículo com placa Mercosul pode ser feita por meio do aplicativo gratuito chamado Sinesp Cidadão. O aplicativo é vinculado entre PIV (Posto de Inspeção Veicular) e o Sistema de Informação de Segurança Pública.

A letra “C” presente na descrição dos pneus Vanco e VanContact, posicionada após a medida do pneu, mostra que se tratam de pneus “comerciais”, construídos para serem utilizados em vans e em caminhões leves, capazes de levar grandes cargas.

Realizar os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran; procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão; realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será – no estado – realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.