O que significa a letra K nas lâmpadas de LED?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Simplificando, é a variação de tonalidade de cor que uma fonte de luz emite. Geralmente são citadas como uma temperatura mais fria ou quente, onde temos em seus extremos a fria como uma cor branca / azulada e o quente um tom mais avermelhado.

Para saber qual a temperatura de uma lâmpada LED, basta procurar as especificações em sua embalagem. Elas são medidas em graus Kelvin (K), e seguem esse padrão: de 5.300K a 6.500K – luz fria. de 4.000 K a 5.000K – luz neutra.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Lm - Lúmens relacionam-se com a intensidade de luz; K - Kelvin está associado à temperatura da luz, se é mais quente ou frio no que diz respeito à sua cor.

UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

Normalmente, a famosa “luz fria”, que encontramos em escritórios, cozinhas e empresas, é entre 6000K e 6500K. Lâmpadas com essa temperatura emitem a cor da luz do dia, sendo indicada para locais de produtividade. Já a luz quente, muito utilizada em ambientes mais casuais e acolhedores, é entre 2000K e 3500K.

A Lâmpada LED Taschibra TKL 100 possui formato Bulbo e sua temperatura de cor é de 6500K, que corresponde a uma luz branca fria. Sua potência é de 17 Watts e viabiliza uma vida útil de 25.000 horas, aproximadamente.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

Descubra as melhores marcas de lâmpadas de LED

  • Philips 10W.
  • Ourolux 7W.
  • Ford 8W.
  • NKS 11W.
  • Avant 7W.

No caso das habitações poderá ser utilizada 4000K ou 3000K, tendo sempre em conta que a temperatura mais baixa (3000K) transmite uma sensação de maior conforto e relaxamento, sendo aconselhada principalmente em quartos e salas de estar, que são consideradas áreas de descanso.

Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos. O seu fluxo de temperatura é de 4000K.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

A cada estado e cor do material, Kelvin observava a temperatura e, com isso, montou a escala de temperatura de cor, relacionando as temperaturas iniciais: por volta de 3000K, a cor amarela, depois pelo tom esbranquiçado/neutro, em torno de 5000K; e, finalmente, a cor azul, por volta de 6500K.

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
  4. Confira a capacidade de iluminação. ...
  5. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  6. Cheque a dimerização. ...
  7. Cheque a certificação do Inmetro.

Há quem tem a impressão de que quanto mais branca a iluminação, maior é a sua potência, ou que ilumina mais o ambiente que a cor amarela. Porém é utilizada a mesma intensidade luminosa no ambiente. O que difere é que a luz branca proporciona mais contraste e da percepção de mais claro.

Conceitualmente, a temperatura de cor, medida em graus Kelvin (K), é determinada conforme a aparência de cor que um corpo negro hipotético emite naquela temperatura. Ou seja, um corpo negro aquecido em 3000K emite uma luz amarela e um corpo aquecido até 7000K emite uma luz com tonalidade azul.

Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.

13500 Lumens

Emite luz branca com 6500K de temperatura de cor e 13500 Lumens de fluxo de iluminação.