O que significa a letra D na Marcha da Ranger?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A letra indica que a quinta marcha do carro é do tipo overdrive.

A Ford Ranger 2024 está à venda no Brasil desde a última semana, mas apenas nas versões XLT e Limited, ambas com o novo motor V6 3.0 de 250 cv e 61,2 kgfm combinado com o câmbio automático de 10 marchas.

É uma marcha que sempre vai estar com o giro baixo.. Vc não consegue dar a velocidade maxima do carro em 5°.. Apenas em 4° e quando coloca a quinta no máximo vai manter a velocidade... Mas um cambio que é 5° overdrive as vezes dependendo da relação do cambio, diâmetro das rodas e pneus..

Posição P: Parking (estacionar). É o ponto que você utiliza quando vai parar o veículo. Costuma ser utilizado quando o carro está parado ou estacionado. Esse comando trava as rodas motrizes, semelhante ao “deixar o carro engatado” dos câmbios manuais.

A letra "N" vem de "Neutro" e exerce o papel do ponto morto. E a letra "D" vem de "Drive" e precisa ser selecionada antes do motorista começar a dirigir o veículo. Algumas transmissões trazem outras letras, como "L" (de "Low", indicada para subidas acentuadas) e "S" (de "Sport", feito para uma condução mais esportiva).

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

Como funciona e quais são as funções do câmbio automático?

  1. p: “parking” ou estacionamento, deve ser usada quando o veículo estiver parado ou estacionado;
  2. n: neutro, que simboliza o ponto morto;
  3. r: utilizado para quando for necessário colocar a marcha ré;
  4. d: dirigindo.

retrovisores e várias tecnologias de segurança que são abordadas a seguir como aconteceu com a xlt na linha 2018 o multimedia foi modernizado na minha 2020 a Ranger Limited ficou ainda mais tecnológica além da discreta reforma visual que inclui o rodas exclusivas com acabamento usinado a Picape ganhou lâmpadas de ...

15 litros Porque se vocês lembram do último vídeo E aí o rappi quando eu abastecido.

Aceleração e consumo da Ford Ranger
O consumo de Diesel deste propulsor, para a versão XL, é de 10,4 km/l na estrada e 10,3 km/l na cidade; para as versões XLS 4x2 e Black, as médias são de 11,3 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade; para a versão XLS 4x4, as médias são de 10,4 km/l e 9,0 km/l.

O overdrive (identificado pela sigla O/D) do câmbio automático de diversos modelos, entre eles o Corolla, nada mais é que a quarta marcha. Mantê-lo em uso significa que o câmbio pode usar todas as marchas à frente; se for desativado, apenas as três marchas inferiores serão escolhidas.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Mudar a todo momento a posição da caixa sobrecarrega os componentes da transmissão prematuramente. Só vale colocar o carro automático em ponto morto se a parada for realmente para valer e de mais de dois ou três minutos.

A função desses números é garantir estabilidade e força para subidas ou estradas de baixa aderência, bem como a função de freio-motor em caso de descidas. Além disso, em alguns modelos de veículos com câmbio automático, a sequência se dá pelas siglas D1, D2 e D3.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

As marchas mais baixas possuem relações maiores, ou mais multiplicadas. As marchas mais altas possuem quocientes bem próximos de um, ou até menores, também ditas desmultiplicadas.

Carro com câmbio automático: Ultrapassagens
Ponha a alavanca para a opção sequencial, reduza uma marcha e acelere. Isso é bom porque muitos câmbios automáticos podem apresentar delays ou mesmo demorar a reduzir a marcha e a segurar o giro para obter mais força na retomada. Outra opção é pisar fundo no acelerador.

Desse modo, para sair com o automóvel desta subida, é necessário inverter a ordem – acionar a alavanca do câmbio em D (Drive) e, em seguida, soltar o freio de mão. Realizar a manobra com outras ordens pode fazer com que a alavanca do câmbio automático trave na posição P, por conta do peso do carro. Fique ligado!

A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.

7 dicas úteis para usar e cuidar do câmbio automático

  1. Descidas íngremes. Em descidas muito íngremes, priorize o "freio motor" para não sobrecarregar o freio.
  2. Revisão preventiva. A revisão preventiva deve ser realizada regularmente. ...
  3. Carro em movimento. ...
  4. Neutro nas paradas. ...
  5. Ponto morto. ...
  6. Estacionar corretamente. ...
  7. Antes de desligar.