O que significa a letra B no passaporte?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A letra B vai significar posse de documento falso ou contra-feito, ou seja, o indivíduo sai de um país do exterior na posse, por exemplo, de um passaporte europeu, muito embora essa pessoa não seja um cidadão europeu e tenta entrar na posse de documento falso, esta letra vai indicar que esse indivíduo tentou fazer essa ...

2) Oficial: Verde, válido por 5 anos; 3) Diplomático: Vermelho, válido por 5 anos; 4) Para estrangeiro: Amarelo, válido por 2 anos; 5) De emergência: Cor Azul celeste, válido por 1 ano.

Quando você vê 'R B1/B2' como seu tipo de visto, a letra 'R' simplesmente significa um visto regular em vez de um visto diplomático ou outro tipo de visto.

O número do passaporte é uma sequência composta por duas letras (série) e seis dígitos numéricos.

Essa fila, delimitada com aquelas faixas elásticas, é apenas para verificar o passaporte e conferir com a agenda que o funcionário (brasileiro) tem em mãos.

A deportação afasta o estrangeiro do país, mas não impede seu regresso, de forma regular. Exige-lhe a Lei 6815/80 que para retornar ao Brasil, o deportado deverá ressarcir ao Governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportação.

Com a evolução do sistema de controle imigratório o carimbo foi substituído pelo registro eletrônico e deixou de ser usado como comprovante, para se tornar mais um “souvenir” de viagem. A resposta muitas vezes é não. Bom esse é um fato que está ficando cada vez mais comum com a digitalização do processo imigratório.

Azul-escuro: cidadãos brasileiros comuns; Amarelo: refugiados e apátridas; Marrom: Laissez-passer; é utilizado quando o Brasil não tem relações diplomáticas com outro território; Vermelho: oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas.

O que é o passaporte europeu? Contendo uma capa vermelha, o passaporte europeu é o documento gerado pelos países que fazem parte da União Europeia para os cidadãos possuírem a permissão de ultrapassar fronteiras.

Passaporte Comum Brasileiro: é um documento oficial destinado a cidadãos brasileiros que querem realizar uma viagem ao exterior. Esse documento é emitido pelo Departamento da Polícia Federal ou pela Embaixada brasileira.

Uma das cores mais raras, o passaporte de cor preta, é utilizada em países como Nova Zelândia e México. Além disso, ela é bem comum no continente africano, em países como Congo, Botsuana e Angola. Nos Estados Unidos essa coloração é usada somente por pessoas com autorização especial, dotado de benefícios diplomáticos.

Azul. Depois do vermelho, o azul é a segunda cor mais comum no mundo para passaportes. O precioso documento Azul representa o “novo mundo”. Os países do continente americano gostam particularmente da cor azul.

OS PASSAPORTES BRASILEIROS
No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal. O passaporte comum é concedido a todo cidadão brasileiro, nascido ou naturalizado no país.

Os vistos americanos B1 e B2 são concedidos para quem deseja visitar o país a negócios ou a turismo, sendo que o de negócios é o B1 e o de turismo é o B2.

O Visto Americano B1/B2 é para aqueles viajantes que desejam visitar o país para negócios, turismo ou tratamento médico. O pedido de visto envolve apresentar uma série de documentos que provem seu vínculo com o país de origem (mostrando que você vai retornar após a viagem) e fundos para bancar sua estadia.

Conheça o visto B1/B2 para turismo e/ou negócios nos EUA
Trata-se, portanto, de um visto para viajar temporariamente aos EUA, tanto para visitar o país quanto para a participação em seminários, workshops, visitas técnicas, conferências e uma série de outras atividades comerciais.

Por isso que o mais sensato é inserir apenas o primeiro e o último nome (sobrenome), que é o exigido pelas companhias. Caso queira informar também os nomes do meio, isso será uma opção do viajante, porém, é aí que muitos se atrapalham.

Ele é composto por duas letras - chamadas de "série", e por seis dígitos subsequentes.

No passaporte, as partes dessa divisão são chamadas de Nome (Given names) e Sobrenome (Surname). A forma como o nome completo foi divido em Nome e Sobrenome, ou seja, se o nome tem uma ou duas palavras, se é nome composto ou não, não gera problemas ao titular do passaporte.

A indicação com a letra “H” implica dizer que o cidadão possui seu nome e demais informações inseridas no Sistema de Informação Schengen que é partilhado por todos os países que compõe este acordo.

Mas calma, se o seu passaporte também não for carimbado ao entrar (ou sair) dos EUA, não há motivo para se preocupar. Com a evolução do sistema de controle imigratório o carimbo foi substituído pelo registro eletrônico e deixou de ser usado como comprovante, para se tornar mais um “souvenir” de viagem.