O que significa a letra B na observação da CNH?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

As observações B e Y na CNH apontam, respectivamente, o uso obrigatório de prótese auditiva e surdez. No primeiro caso, o motorista pode dirigir, desde que esteja usando o equipamento, para que sua capacidade de ouvir seja melhorada.

A CNH D é destinada aos motoristas que buscam permissão para conduzir veículos de transporte de passageiros. Estar legalmente apto para dirigir ônibus de turismo, por isso, só é possível com a habilitação de categoria D.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir.

A carteira de habilitação categoria B é aquela da maioria dos condutores de automóveis. Com a CNH B, o motorista fica apto a conduzir veículos automotores de quatro rodas, com capacidade para até oito passageiros (nove, contando com o próprio motorista).

B1: triciclos e quadriciclos, conhecidos como microcarros; C1: automóveis pesados de transporte de carga de até 7500 kg, podendo ter reboque, desde que não ultrapasse 750 kg; D1: veículos de passageiros com lotação máxima de 17 passageiros, incluindo o condutor.

Veja como funciona:

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho.
  • Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

1. Carácter escrito, impresso ou gravado do alfabeto. 2. Forma que se dá à letra escrita.

CNH C: abrange todos os veículos da categoria B e permite que o motorista conduza caminhões, tratores, além de máquinas de movimentação de carga e agrícola. São veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.

Para categoria D: ser maior de 21 (vinte e um) anos, estar habilitado no mínimo há 2 (dois) anos na categoria B, ou no mínimo há um 1 (um) ano na categoria C, e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 (doze) meses.

O documento também vai apontar se o motorista tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D".

A categoria de CNH A permite conduzir veículos de duas ou três rodas, como motos e triciclos. Já a CNH B permite a condução de veículos de 4 rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e 8 passageiros, além do motorista.

Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tem um “campo” denominado OBSERVAÇÕES, que fica localizado abaixo da “validade” da CNH. Caso haja alguma restrição ao habilitado, esse “campo” é preenchido com um código que informa qual é a restrição. Caso não cumpra com essa obrigação, o motorista não poderá conduzir o CARRO.

Ele acrescenta que se no final do exame o candidato for considerado apto com restrição, significa que ela poderá dirigir, desde que faça as adaptações necessárias.

A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg. Em todos os casos, é mantida a lotação máxima de oito pessoas mais o motorista.

Significado de D1 na nova CNH
A categoria D1 permite a condução de veículos de transporte escolar com mais de 8 lugares e até 16 passageiros.

As novas CNHs emitidas no Brasil chegam com categorias como a A1, B1, C1 e BE. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, as subcategorias consideram as cilindradas das motos ou ainda o tipo de câmbio dos carros, sendo manual ou automático.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Os principais motivos que levam o candidato a ser reprovado no exame de vista do Detran estão relacionados a erro refracional. Que são condições que atrapalham a formação de imagens nítidas na retina, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Nesses casos, a correção é feita mediante o uso de óculos.