O que significa a letra A no botão do elevador?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Quem mora em um prédio com mais de 15 anos, talvez já tenha notado que o elevador possui “letras” nos botões em alguns andares, tais como: P (portaria ou play, depende do fabricante do elevador), T (térreo), A (acesso), C (cobertura), G (garagem), SS (sub solo), SL (salão de festas), L (lazer ou lobby).

É a distância (H) desde o primeiro pavimento do elevador até o último. Essa medida é feita de piso a piso, não levando em consideração a medida do poço nem da UA.

Assim, o térreo é 0; a garagem, o 1; o play, o 2; e o 101 fica no 3... — O condomínio deve ter, pelo menos, um elevador com apenas números em sua botoeira e que atenda a todos os pavimentos.

A maioria dos elevadores possui apenas um botão no lado de fora e sua programação por padrão é somente atender a pessoa de fora, somente na descida, chamamos pelo termo técnico de “chamada automática coletiva/seletiva na descida”.

Quadro de comando
É considerado o cérebro do elevador. Isso porque é ele quem processa todos os comandos emitidos pelos passageiros, seja nos pavimentos ou dentro dos elevadores. Ao apertar um botão, o quadro envia um sinal à maquina de tração, indicando qual movimento deve ser executado.

Felizmente, existe um procedimento que você pode fazer para sair de um elevador parado.

  1. Pressione o botão de “Abrir porta
  2. Se não funcionar? Fique calmo!
  3. Pressione o botão de alarme ou peça ajuda pelo telefone.
  4. Não tente escapar.

Se o elevador "entra em FL" e para vocês isso não é considerado como equipamento quebrado, para nós que utilizamos o elevador e tentamos acioná-lo e continua parado no -2, seja por FL, ou por qualquer outro "defeito" para nós significa estar quebrado, pois não vamos conseguir utilizar o elevador.

Informação: como o objetivo é informar o pavimento, a placa deve apresentar as seguintes identificações: SS2, SS1, SS, T, 1, 2, 3, 4, G, G1, G2, G3, G4, MZ, COB, dentre tantas outras. As siglas representam “subsolo 2”, “térreo”, “1º andar” e assim por diante.

Nossa força peso (P = m.g), sempre apontando para baixo,atua sobre uma superfície de contato de modo que esta aplica sobre nós uma força normal (FN) sempre perpendicular, geralmente aplicada em nossos pés, e, neste caso, apontando para cima.

Aperta para cima. Quero descer? Aperta para baixo. Assim, por exemplo: se você está no andar Térreo, o elevador no 6º andar, e você quer ir ao 7º andar, o botão correto é a flecha para cima.

Use a chave.
Para tal, basta inseri-la no buraco de chave ao entrar no elevador. Caso a chave tenha quatro lados, será preciso testar todos eles até dar certo. Com a chave no contato, pressione o botão desejado para ir direto a ele.

Em um painel de controle de um veículo, a letra "T" pode se referir à temperatura. Nesse caso, a letra "T" indicaria a temperatura atual do motor ou do ambiente interno do veículo.

“Apertar os botões do painel repetidamente faz com que as portas do elevador se fechem ou se abram mais rápido?” Não, é apenas um mito que também causa danos ao equipamento, pois o elevador possui sensores que fazem as portas abrirem e fecharem automaticamente quando a cabina está alinhada com o pavimento.

A empresa informou que essa é uma medida de segurança e que, quando o elevador está com peso superior à sua capacidade, o painel do pavimento indica "EP", que significa "Elevador Parado".

Os elevadores tem um painel de botões em um dos lados da porta. Muitos andares são sinalizados por números; subsolo, garagem, térreo, lobby, etc. podem ser sinalizados por letras. Se tiver alguém mais perto que você dos botões, pode ser que essa pessoa se ofereça para apertar o botão do andar que você deseja ir.

A razão do por que o elevador da tontura está relacionada a Física! É por causa do movimento de aceleração e parada repentina do elevador que as pessoas se sentem desconfortáveis, com tontura, vertigem e até dor de cabeça.

Quando a porta se abre, o usuário sai do elevador e entra nesse espaço para, em seguida, poder abrir o apartamento. É um recurso de segurança extra que faz parte de alguns elevadores privativos.

Em caso de parada do elevador, existe um botão de alerta para solicitar socorro, mas não é qualquer pessoa que pode intervir na situação. De acordo com a ABNT, na NBR 16.083/2012, somente técnicos habilitados ou o Corpo de Bombeiros podem fazer o resgate dos passageiros.

Somente as empresas de manutenção de elevadores e o Corpo de Bombeiros são habilitados para fazer isso com segurança. O resgate por pessoas não-habilitadas (funcionários do condomínio, por ex.) traz risco de vida tanto ao passageiro quanto ao resgatante.