O que significa a lamparina estudo bíblico?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé. Para os cristãos, 1 Reis 11,36 deve ser lido à luz de João 8,12: "Eu sou a luz do mundo" (conferir Mt 4,16; Lc 2,32; Jó 3,19).

Esse tipo de lamparina é bastante ainda é utilizada por extratores de borracha para iluminar o caminho entre as seringueiras. Com o passar dos anos e sua evolução, passou-se a iluminar os ambientes com lampião a gás, mas que eram adquiridos pelos fazendeiros mais abastados.

A lamparina é uma adaptação do pastel de Belém, doce de origem portuguesa. Não há como dizer com exatidão quando surgiu, mas a tradição diz que foi em 1881, quando da vinda de Dom Pedro II à Mina do Morro Velho.

2 sinônimos de lamparina para 1 sentido da palavra lamparina: 1 candeia, luminária.

A lâmpada a óleo, também designada por candeia, lucerna, lamparina ou lâmpada de azeite, é constituída de um recipiente com algum tipo de óleo combustível, sobre o qual flutua um pedaço de madeira ou cortiça, com um pavio encerado fixo. Seu uso se estende desde a pré-história até aos dias de hoje.

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Assim, a lamparina estará pronta para uso, basta acender com um isqueiro ou fósforo. O óleo geralmente é classificado como combustível não inflamável, ao contrário da gasolina ou do álcool, isso o torna muito mais seguro.

O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada. Um pavio feito de fibras de linho ou caule de junco era colocado no bico e então a lâmpada era enchida com óleo de oliva.

A escolha dos símbolos da enfermagem remonta ao século XIX, o símbolo da lamparina à óleo por exemplo, foi uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.

O que é Lamparina:
TAMBÉM DENOMINADA LÂMPADA, É UM RECIPIENTE DE MATERIAL VARIADO, RESISTENTE AO CALOR, UTILIZADO PARA ILUMINAÇÃO POR FOGO. O COMBUSTÍVEL UTILIZADO NA LAMPARINA VARIA, NORMALMENTE SE UTILIZA ALCOOL OU QUEROSENE. NO LIVRO AS MIL E UMA NOITES É CITADA A UTILIZAÇÃO DE AZEITE COMO COMBUSTÍVEL.

- o uso das velas lamparinas ocorre por seu tempo de queima ser grande, normalmente, sua chama fica acesa por um período de 3 a 5 horas.

Certas localidades, até pouco tempo sem luz elétrica, ainda usavam a lamparina como iluminação fundamental.

As lamparinas são a evolução da vela, eram produzidas com óleo de baleia e posteriormente com a descoberta do petróleo começou-se a usar o querosene, que acabou sendo uma fonte de iluminação mais barata.

Pois bem, para que uma lamparina consiga iluminar é preciso ter azeite. Aqui está o ponto chave. O importante é a luz, mas o que é preciso para alimentá-la é o azeite.

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.