O que significa a lâmpada na Bíblia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé. Para os cristãos, 1 Reis 11,36 deve ser lido à luz de João 8,12: "Eu sou a luz do mundo" (conferir Mt 4,16; Lc 2,32; Jó 3,19).

A frase “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra” significa que a revelação de Deus nas Escrituras é a fonte de orientação e discernimento para o Seu povo. O escritor bíblico escreveu essas palavras ao falar sobre a excelência da Lei de Deus.

Fica patente que é uma figura do Espírito Santo. Por isso, a ordem de manter sempre acesa a lâmpada no tabernáculo é aplicada no Novo Testamento como se referindo ao Espírito de Deus, a quem jamais devemos extinguir!

As lâmpadas de óleo usadas pelos judeus na época de Jesus eram chamadas lâmpadas herodianas, por causa do rei Herodes. O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada.

A Luz de Cristo é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. A Luz de Cristo influencia as pessoas para o bem e as prepara para que recebam o Santo Espírito. Uma das manifestações da Luz de Cristo é o que chamamos de consciência.

Lembre-se: para manter a lamparina acesa,.... Isso mesmo. Você tem que usar todo o óleo, comprar uma lamparina maior, e ir com tudo, fazer uma fumaceira e assustar até mosquito. Neste ano, se você for um gestor comercial, de equipes ou de você mesmo, leve a sua lamparina e não deixe de colocar óleo todo dia.

Samuel

3 E estando também Samuel já deitado, antes que a alâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a barca de Deus, 4 O Senhor chamou Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.

Contudo, a Palavra de Deus revelará onde colocar no nosso próximo degrau. Isso significa que, ao contemplar para onde ir em seguida, ou o que fazer a seguir, o Santo de Deus, o Espírito lembra um princípio específico da Bíblia que nos mostrará o caminho que devemos seguir.

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João faz uma releitura do Gênesis e também do Salmo 119, que exalta a lei de Deus, para mostrar-nos a luz verdadeira: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” Quem é a luz?

12-14). Surge um Davi melhor! Um cantor com muito mais experiência. Ele não era só mais um guerreiro – ele era a “lâmpada de Israel”.

As lâmpadas representam e expressam a presença de Deus no templo. Diz a a palava do Senhor que antes que o Senhor chamasse Samuel para o ministério, Eli exercia o sacerdócio em Israel, sendo ele o sumo scerdote.

A lâmpada se apaga quando não lemos a Palavra de Deus (Salmo 119.105), quando não oramos, quando não perdoamos (I João 2.11), quando não conseguimos enxergar o propósito de Deus, quando não há testemunho (Mateus 5.14) e quando não há unção (Mateus 25.8).

A forma mais usual nas roças brasileiras, eram as lamparinas, em formato de funil, com uma alça em um dos lados, com pavio de flanela ou algodão retorcido, que fazia contato com a querosene, que mantinha a chama acesa. O pavio ao ser queimado era substituído por um novo.

Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam muito escuras. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, lamparinas ou lampiões. Nas noites de lua cheia, aproveitavam para passear nas praças e ruas mais movimentadas.

O corpo de luz é o que acolhe a energia da alma quando ela amadurece na busca do espírito, nosso centro mais profundo de consciência. Pode seguir as leis do plano espiritual e sustentar-se nele com harmonia.

Andando no mundo como estamos, tão escuro e obscuro pelo mal, Jesus veio trazer a luz, porque Ele mesmo é a luz que ilumina, que salva e resgata o mundo. E para ter essa luz, Ele mesmo nos indica o que fazer: “Quem me segue não andará nas trevas”.