O que significa a humildade antecede a honra?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Tantas são as oportunidades que Deus nos dá em nossa vida. De sermos pessoas melhores, de reavermos nossa conduta, de mudarmos, de nos arrependermos de nossas faltas… São tantas as vezes que Ele nos livra e nos dá uma nova oportunidade para fazer certas coisas de modo diferente…

O humilde reconhece os próprios limites e sabe que não é um “super-homem”, capaz de resolver seus problemas sozinho. 7ª característica: A humildade nos ensina a acolher os outros e a não julgá-los. O arrogante sempre julga os outros conforme as aparências, conforme seus critérios.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

No âmbito religioso, a honra é entendida principalmente como uma ação de adorar ou cultuar uma divindade ou um santo. Exemplo: "Celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus".

Assim, se você quer cultivar um pouco mais de humildade no seu dia a dia, coloque em prática o seguinte:

  1. Evite julgar os outros. ...
  2. Crie vínculos autênticos. ...
  3. Lembre-se de que você não é mais do que ninguém. ...
  4. Leve em consideração outras percepções. ...
  5. Cultive a generosidade.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

A humildade é uma das bases do conhecimento porque ao reconhecer que não dominamos algum assunto, temos a oportunidade de buscar auxílio. Sendo assim, humildade não é depreciar o que somos, mas ter o conhecimento do que não somos.

Pesquisas, no âmbito da educação, demonstram que a humildade promove bem-estar físico, psicológico, social e espiritual para aquele que a desenvolve. Isso porque ela proporciona alívio nas preocupações e no sentimento de vulnerabilidade. Também gera uma diminuição da ansiedade, da depressão e das fobias sociais.

1 modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Submissão e obediência: 2 submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade.

A humildade é a capacidade que uma pessoa tem de perceber a si mesma e levar em conta a necessidade e o bem-estar das pessoas com quem interage, ao invés de focar em si.

33 O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa. Exemplo: "Romeu é uma pessoa bastante humilde. Nota-se isso pelo seu modo de agir".

A honra é a chave para acessar o coração das pessoas e os tesouros emocionais que elas têm a oferecer. Mas a bajulação (a falsa honra) não surte efeito algum. Mais uma vez: honrar alguém significa dar-lhe glória, reputação e fama.

Honra: verbo honrar
Honra é também a forma conjugada do verbo honrar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo e na 2. ª pessoa do singular do imperativo afirmativo.

Honra, proveniente do latim honor, indica a própria dignidade de uma pessoa, que vive com honestidade e probidade, pautando seu modo de vida nos ditames da moral.

Quando a humildade se torna explícita, não é mais humildade. Quando alguém diz: “Eu sou apenas uma pessoa humilde”, ele não está sendo humilde. A humildade não se anuncia; é praticada em silêncio. Se alguém é humilde, outras pessoas podem dizer, mas ninguém pode se rotular como “uma pessoa humilde”.

A falta de humildade é uma característica das pessoas que pensam apenas em si mesmas e se sentem superiores ou melhores do que os outros. São invejosas e não conseguem valorizar as virtudes alheias. A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão.

Praticar a justiça e andar humildemente com Deus significa, de modo intencional, desviar nossa mão da injustiça, andar em Seus estatutos e permanecer verdadeiramente fiéis. Uma pessoa justa se afasta do pecado, aproxima-se de Deus, faz convênios com Ele e guarda esses convênios.

A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e habilidades são dons de Deus. Não é um sinal de fraqueza, timidez ou medo; é um indício de que sabemos onde repousa nossa verdadeira força. É possível ser humilde e destemido ao mesmo tempo. É possível ser humilde, mas corajoso.

Uma das combinações de caráter mais raras é a coexistência da confiança e da humildade. Geralmente pessoas que são confiantes não são humildes e pessoas com humildade não são confiantes. A confiança unida com humildade é a mais apreciada por todos.

Assim sendo, a humildade pode ser entendida como um processo psicológico a partir do qual o indivíduo se relaciona consigo e com os outros de forma realista, mantendo “os pés assentes na terra” e reconhecendo as suas limitações e fragilidades, na medida em que fazem parte da sua verdade e da sua natureza.