O que significa a gíria Xamã?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa. Além de liderar os rituais sagrados, os pajés podem assumir o papel de médicos ou sacerdotes, fazendo o uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades.

1. Religião com práticas de magia, evocações e culto da natureza, presente em alguns povos da Ásia central e setentrional. 2. Prática ou rito em que intervém um xamã.

Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

Xamã significa um sacerdote poderoso do xamanismo e o apelido do rapper surgiu por conta de sua semelhança com um índigena. Foi nas rodas de freestyle que o relacionaram com o personagem do jogo Mortal Kombat, o Nightwolf.

As práticas e técnicas usadas no xamanismo incluem danças, canções, batidas de tambores e outros instrumentos musicais, meditação, discussão, partilha de conhecimentos, testemunhos e histórias. No Brasil, as práticas xamânicas são habituais nas tribos indígenas, tendo como xamã o pajé.

É uma técnica de cura que, através do método de extração Xamânica, faz uma de limpeza energética muito profunda. Este processo permite detectar e limpar energias que estão no campo energético de uma pessoa mas não lhe pertencem.

44 ou 'vitória entre os dedos'
Um parceiro e um rival de batalhas viraram grandes amigos de Xamã. Major RD e MC Guerra também tatuaram nas mãos um “44”, que sela a parceria do trio. “Esse quatro-quatro representa a vitória entre os dedos, sempre V, V e V. Verso, verdade e vida, vitória sempre, sempre vitória”, explica.

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma.

É um instrumento de cura que usa os sinais da floresta para melhorar a paz interior, dar mais força, harmonizar os chacras e oferecer bem-estar. O tratamento começa na alma e depois vai para fora — avisa.

Xamanismo no contexto da evangelização
Sekwa para mim era tipo Deus: tinha poder, podia curar as pessoas, saber dos mortos, proteger da chuva, ver coisas que ninguém via.

Divide-se em duas escolas: o xamanismo tradicional, que segue as tradições nativas de cada localidade, e o neoxamanismo, que adapta a essência com práticas terapêuticas e de linhas diversas numa realidade urbana; cobrindo práticas de cura de ancestrais primitivos e de indígenas ao redor do mundo.

“O xamanismo significa estudar a natureza para revalorizar a presença dos animais, das plantas, do reino mineral”, diz ele, “e isso é se conectar com a essência, pois todos viemos desta terra e a ela vamos voltar, como a gota de água retornando para o mar”.

Saiba qual é o animal de cada signo
Animal de Touro – Elefante. Animal de Gêmeos – Lobo. Animal de Câncer – Urso. Animal de Leão – Leão.