O que significa a gíria tri legal?

Perguntado por: salves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Para o gaúcho, tri não é apenas três vezes. É uma expressão que, sozinha, significa legal. Já se for acompanhada de um adjetivo, quer dizer muito.

O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva. O "tchê" é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém.

Tri: Legal, muito
Para o gaúcho, tri não é apenas três vezes. É uma expressão que, sozinha, significa legal. Já se for acompanhada de um adjetivo, quer dizer muito.

Tchê é interjeição muito utilizada no Rio Grande do Sul. Não há dúvida quanto à sua origem. Vem do espanhol “che” falado na Argentina, Uruguai e Paraguai. O tchê, portanto, é uma variação do “che”, oriundo da forma de grafar em português como ele é pronunciado no espanhol, como se tivesse um”t” e com o “e” fechado (ê).

Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.

Significa que a pessoa é perfeito(a), como no caso: nossa você e pft. Nossa amiga, que vestido pft é esse?

Já B1 e B2, são denominações que dão aos dois bombsites que existem em todos os mapas de bomba. BOT: Personagens controlados pelo computador ou então uma espécie de xingamento, comparando a habilidade de um jogador à da máquina - que é bem ruim. Bug, bugou ou bugar: Algum tipo de erro no jogo.

Passado de geração em geração, uso das palavras reforça a identidade do povo gaúcho. Que todo gaúcho já usou as expressões "Tri", "Bah" e "Tchê" não há dúvidas, mas será que todo mundo sabe qual a origem delas? Pois preste atenção que nem todas foram criadas no Rio Grande do Sul, como pode-se pensar.

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo.

Logo, tudo que era muito bom (ou muito ruim, ou muito qualquer coisa), era três vezes bom, então era “tri.” Porém, o que decorreu disso foi que o porto-alegrense pegou gosto pelo tal do “tri” e eventualmente começou a dispensar o adjetivo que vinha depois, quando se tratava de coisa boa.

Guaipeca: modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas.

Esse é o caso da expressão "dar uns amassos" ou "dar uns pegas"... ou seja, o ato de beijar abraçando e beijando um outro alguém.

Substantivo masculino diminutivo de Barbaridade, espanto, coisa fora do comum, coisa de louco.

O que é Gaúcho:
Como substantivo define genericamente o habitante do RS (Brasil). No RS, designa especificamente o campesino (campeiro), homem de atividades rurais, especialmente o que usa o cavalo como meio de ação e locomoção. O tipo humano é conhecido em todo o pampa (RS, Uruguai, Argentina).

Jose Edmundo da Silva Guimaraes (Tri Legal São Leopoldo) - CNPJ: 22.656.502/0001-08.

se fossem duas pessoas conhecidas, se batia na ponta dos dedos e no antebraço. E se fossem dois amigos, se batia a ponta dos dedos e com as costas da mão no peito e logo em seguida um firme aperto de mão.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

O Comando Vermelho Rogério Lemgruber, mais conhecido como Comando Vermelho e pelas siglas CV e CVRL, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi criada em 1979 no Instituto Penal Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

A gíria "Ctt" pode parecer bem estranha para quem não conhece o significado. Mas essa é mais uma expressão simplificada pelos usuários para facilitar o envio de mensagens. O termo é uma abreviação da palavra "contato".

PDC no WhatsApp pode ser interpretado como “pode ser” ou “pode crer”, tudo depende do contexto da conversa. Normalmente está gíria é utilizada para concordar com alguma coisa, por exemplo: Pergunta: “Quer ir almoçar comigo?” Resposta: “Claro, pdc!”