O que significa a gíria base?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ser eliminado ou abandonar algum lugar.

A frase, que também pode ser designada para quem simplesmente se retirou de um lugar ou foi descansar, também tem origem nos games, de acordo com o Dicionário Moderno. É muito comum que principalmente em casos de jogos de tiro online, um jogador morto retorne para a base na hora do respawn.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Outra expressão muito característica é “tem base?”, citada quando se quer questionar o fundamento de uma determinada ação ou fato.

QUANDO SE FALA ALGO SEM SENTIDO, A COISA QUE SE FALA NÃO TEM LIGAÇAO COM O PRINCÍPIO VERDADEIRO.

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia.

Uai, isfriô, né? – O clima está mais frio. Um monte de trem – muitas coisas.

Significado de Base
substantivo feminino Aquilo que se utiliza como suporte; sustentação: a base da construção.

Montar no 18 é o mesmo que ir embora, ira para a casa. Já está tarde vou montar no dezoito.

A comunidade gamer passou a utilizar o termo para prestar condolências. Seja quando alguém conhecido do público acaba falecendo, ou alguma história sobre o falecimento de um jogador, é comum ver pessoas comentando "F" na postagem original.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Como uma espécie de joinha do mundo do crime, muitos fazem carão e posam com suas armas fazendo o 2 do CV (fazendo o V de vitória com a mão), ou o 3 do TCP (uma espécie de OK, um 3 e um C, ou uma referência ao ânus, sinta-se à vontade para escolher).

1 baseado, segundo, a partir, com fundamento, fundamentado, fundado, com suporte, apoiado, alicerçado, assente, assentado.

O goiano fala “eu ajoelhei”, “eu aposentei”, ao invés de “eu me ajoelhei” e “eu me aposentei”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFG, Vânia Cristina Casseb Galvão. De acordo com a professora, 80% dos goianos não realizam a marca de reflexividade na fala.