O que significa a gargalhada da Pomba Gira?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos. A crença nesta competência do riso reflete a crença no próprio feminino e em seu poder.

[...] A dança é a manifestação das entidades, a energia delas que se materializa nos corpos dos médiuns. Ela faz parte dos rituais da casa, é a energia que potencializa o trabalho e firma forte no corpo do médium.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Dar risada é considerado benéfico para a saúde, melhorando o humor e diminuindo a intensidade do estresse físico e emocional. Quando rimos, a parte da frente do cérebro, conhecido como lobo frontal, ajuda a interpretar as informações e decidir se são engraçadas.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Sua atuação se refere às esferas da saúde, financeira, afetiva (motivos pelos quais mais são procurados) e sexual. Os Exus e Pombas-Giras são definidos principalmente pelo seu caráter sexual, relacionado à sua amoralidade, e, podemos dizer, provavelmente, aos lugares que freqüentam.

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.

A incorporação da Pomba-gira e sua gestualidade abrem espaço para a experiência ritualizada destes momentos. Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

As mais conhecidas são Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira e Pombagira ...

Quem gosta da Umbanda, geralmente adora as músicas que são cantadas para atrair as Pomba-Gira. Isso porque elas costumam ser as entidades mais alegres e festeiras e, por isso, estão sempre animadas com as famosa cantigas em sua homenagem.

A Pomba Gira Dama da Noite é uma entidade cultuada na Umbanda e muito prestigiada no Brasil. Invocada para resolver problemas amorosos e trazer a felicidade para os relacionamentos. Ela é uma das autoridades mais requisitadas da Umbanda e acredita-se que a mesma trabalha para Oxum.

A grafia correcta (ortografia) é com h final: ah! ou ah! ah! ah!, quando se tratar de riso prolongado (gargalhada).

Uma boa maneira de rir assim é segurar o riso ao máximo e explodir quando não aguentar mais, até ficar com falta de ar. O segredo é tensionar as cordas vocais, para que o som saia mais como um problema de respiração e menos como uma gargalhada.

Um perfume dedicado a essas energias deve ter rosa, de preferência vermelha e bem presente. A principal razão para o perfume das rosas ser o preferido dessas "lebaras" é que em quase todas as civilizações, a rosa representa a feminilidade sagrada.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Pombagira trata dos casos de amor, protege as mulheres que a procuram, é capaz de propiciar qualquer tipo de união amorosa e sexual.