O que significa a fruta jabuticaba?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O nome jabuticaba tem origem indígena, e foi assim denominado pelos tupis , que saboreavam seu fruto, tanto na forma natural como fermentada e a chamavam jaboticaba: jaboti (cágado), caba (lugar onde) (Jabuticaba... in Coopercampus, on line...), ou iapoti'kaba, cujo significado é "frutas em botão" (Sales, 2002) “Foi o ...

Dez frutinhas por dia já são o suficiente.

Não. Apesar de ter origem brasileira, ela não existe só por aqui. A jabuticabeira, que pertence à família Myrtaceae, nasce com facilidade em regiões próximas aos trópicos. Existem exemplares em vários países da América Latina, como México e Argentina.

Aves, capivaras, porcos-do-mato, cutias, macacos, micos, quatis e insetos se alimentam com a frutinha da jabuticabeira.

“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

Você sabia que os maiores benefícios da jabuticaba estão presentes em sua casca? Por conta de seu pigmento, ela tem uma capacidade antioxidante extremamente alta. Dessa forma, o chá de casca de jabuticaba ajuda também a prevenir o envelhecimento da pele e protege contra os raios ultravioletas.

A pele da jabuticaba, se consumida em excesso, pode causar constipação. Isso acontece porque compostos específicos presentes na fruta ajudam a abrandar a evacuação. É por isso que, para efeito de medicamento, consumir jabuticaba com pele é benéfico para o tratamento da diarreia de forma natural.

Se estiver em condições climáticas ideais, a jabuticabeira pode produzir frutos o ano todo, no entanto, a época de jabuticaba acontece geralmente a partir de junho, com maior frequência entre os meses de agosto e setembro.

Na natureza, a Jabuticabeira pode chegar a 15 metros de altura e viver quase cem anos. Conforme a árvore vai crescendo, seu tronco vai se descascando e deixando à mostra uma linda textura lisa marmorizada.

Os números colocam Goiás como o maior Estado produtor de jabuticaba do País, conforme a Radiografia do Agro publicada este ano pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Grande parte da produção goiana está concentrada na Fazenda Jabuticabal, no Distrito de Nova Fátima.

Comer caroço de jabuticaba pode ajudar a estabilizar o peso e deixar barriga mais lisa. Descartada por muita gente que adora comer jabuticaba, a semente da fruta é uma poderosa aliada da prevenção da obesidade, conforme pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo.

Quando fresca, a jabuticaba pode durar até 10 dias na geladeira em pote hermeticamente fechado. Pode ser congelada para durar mais tempo. Basta lavar, enxugar e espalhar os frutos em uma bandeja eguardar no freezer. Após congelada pode voltar a ser consumida e cortada ainda em gelo.

Propriedades nutricionais da jabuticaba
Na fruta também é possível encontrar pequenas quantidades de ferro. Além disso, a quantidade de vitamina C é expressiva. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas de jabuticaba possuem 16,2 miligramas dessa vitamina.

Cherimoia (Annona cherimola Mill)

Comer fruta à noite de forma esporádica não será prejudicial para a sua saúde, mas é importante compreender que se deseja perder peso, esta não é uma boa opção. Se fizer isso de forma frequente, o ideal seria ingerir estes alimentos nas horas mencionadas anteriormente para melhorar seus efeitos sobre seu corpo.

A jabuticaba, além de ser deliciosa, pode ajudar na sua saúde. Um estudo acaba de comprovar que a fruta preveniu a pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) em camundongos.

Os maiores benefícios da jabuticaba estão na casca. Portanto, pode dar jabuticaba para o cachorro sim, com casca e tudo. Mas com moderação, sempre. Na casca desta fruta estão concentrados diversos antioxidantes como os bioflavonóides, com ação superior à vitamina.

A palavra jabuticaba é, contudo, a mais utilizada pelos falantes. O substantivo feminino jabuticaba se refere a um fruto pequeno e redondo, de casca preta e polpa branca e doce, que cresce diretamente no tronco da árvore.

Nativa da Mata Atlântica, a jabuticabeira é conhecida por gerar frutas esféricas, viçosas e suculentas. Hoje, existem mais de 30 espécies, que podem chegar até 9 metros de altura e levar de 10 a 15 anos para produzir seus primeiros frutos.

Portanto, o consumo de frutas depois da refeição é uma prática saudável e recomendada.

Protege contra o câncer
Alguns estudos mostraram que a jabuticaba pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento do câncer. Isso acontece devido a compostos como as antocianinas, que podem ajudar a impedir a disseminação de células cancerígenas, e antioxidantes, que eliminam os radicais livres do organismo.