O que significa a frase Os olhos são a janela da alma?

Perguntado por: dleiria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os olhos são as janelas para a alma. Esta frase do poeta norte americano Edgar Allan Poe mostra a importância do olhar. Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz. O olhar é tão valorizado que há milênios os egípcios já maquiavam a região dos olhos.

“Os olhos são janelas para a alma, provavelmente porque são as primeiras condutas para a visão. Mudanças emocionais expressas ao redor do olho influencia a forma como vemos, e por sua vez. Isso comunica aos outros como nós pensamos e sentimos”.

“A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.

Nossos olhos e ouvidos são as principais janelas da alma, por onde penetra tudo aquilo que nos forma, e, como disse Carl Jung FUNDADOR (um dos pais) da psicologia junguiana, “todos nós nascemos originais e morremos cópias” muitos perdem a sua identidade no decorrer de sua jornada.

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.

Logo, a alma se abre em múltiplas janelas, pelo ouvido, pela língua, pelo nariz, pelos olhos, e sempre na intenção de acariciar algo que, em alguns casos, seria impossível se fazer com as mãos.

Janela é propriamente apenas uma abertura em uma casa para entrada de luz e ar, que pode ser aberta ou fechada (2Reis 1:2; Atos 20:9). Os espiões em Jericó e Paulo em Damasco escaparam através das janelas das casas que se encostam na muralha da cidade (Josué 2:15; 2Coríntios 11:33).

"Quando a alma sente, os olhos falam." Tempo ao Tempo. Os olhos falam somente as palavras necessárias.

O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo. Mas uma recente pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, aponta que o olhar fixo nem sempre indica uma iniciativa de relacionamento amoroso.

O contato visual direto com outra pessoa é o mais frequente e poderoso sinal não-verbal que temos em nosso repertório. É um fator crucial em situações de intimidade, intimidação e influência social. Por isso é que é difícil para humanos esconder emoções: olhares expressam uma gama de sentimentos.

Para aqueles sem uma condição de saúde mental diagnosticada, evitar o contato visual pode estar relacionado à timidez ou falta de confiança. Olhar alguém nos olhos enquanto fala pode ser desconfortável para aqueles que não têm muita prática em conversar ou que tendem a preferir não estar no centro das atenções.

Os olhos bons enxergam a bondade
Da mesma forma, uma pessoa que tem olhos bons, terá um corpo cheio de luz, a qual irá refletir o todo o bem de Deus às outras pessoas. Tudo isso interfere na forma como vivemos nossa vida, cultivamos nossos relacionamentos e nos apresentamos diante de Deus.

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

18 Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São essas coisas que acontaminam o homem; comer, porém, sem lavar as mãos não contamina o homem.

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

A cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação que vem através do domínio da mente.

Olhar através de uma janela não significa apenas abrir a própria perspectiva e ampliá-la para outra. Implica a capacidade, daquele que busca ativamente esse olhar, de se abrir de dentro para fora para algo inteiramente diferente.