O que significa a frase nada é permanente exceto a mudança?

Perguntado por: talves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Ela mostra que a preocupação com a mudança é parte da natureza humana. De certa forma isto nos tranquiliza, em relação às inquietudes que sentimos hoje, em relação a um mundo que muda constantemente e de forma cada vez mais rápida.

Heráclito

Heráclito (535 a.C. – 475 a.C.) foi um dos mais importantes pensadores gregos pré-socráticos.

“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.”

Exceto é uma preposição usada para indicar uma condição de exceção ou exclusão. Antes do Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor, em Portugal a palavra se escrevia com "p", ou seja, excepto. No entanto, o acordo ortográfico indica que as letras que não se pronunciam devem ser excluídas.

A frase do título é creditada ao filósofo Heráclito, que viveu cerca de 500 anos antes de Cristo e antes mesmo da época de Sócrates. Ela mostra que a preocupação com a mudança é parte da natureza humana.

Enfim, a mudança perpétua é explicada como resultado de dinâmicas próprias ao campo da gestão e de uma postura reificante específica da abordagem racionalizadora. Assim, a fim de melhorar de forma duradoura a saúde psíquica no trabalho, é necessário intervir no coração das relações sociais.

As mudanças são aqueles elementos que se alteram com o passar dos anos. As permanências são aqueles elementos que permanecem os mesmos ou pouco se alteraram, no decorrer dos anos.

Mudança e permanência são uma propriedade do tempo histórico. Em toda sociedade há esforços para mudar e para manter tudo como está: os diferentes grupos sociais estão sempre confrontando-se por seus interesses.

Aristóteles

( Aristóteles)... Se você não mudar nada MUDA!

'Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo' - Voltaire. Esta citação, supostamente do escritor e filósofo francês Voltaire, é frequentemente usada por defensores da liberdade de expressão.

Charles Chaplin

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre." Charles Chaplin.

O mundo está em eterna mudança, e a imagem mais bela que representa essa verdade é a de um rio: jamais as mesmas águas passam por esse rio, jamais s^o os mesmos os que nele se banham, jamais o dia é o mesmo. De fato, Heráclito disse que n^o se pode banharlse duas vezes no mesmo rio.

Essa frase, escrita pelo poeta romano Horácio (65-8 a.C.), transmite a mensagem de que se deve aproveitar o presente, o hoje, independente do que virá amanhã. A expressão costuma ser adotada por pessoas que seguem uma filosofia de vida centrada no gozo do presente.

“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários”.

adjectivo e nome masculino
[ Direito ] Parte contra quem se intenta excepção . Origem etimológica:latim exceptus, -a, -um, particípio passado de excipio, -ere, tirar de, retirar, exceptuar , acolher, receber.

A existência da palavra exceto dentro de uma pergunta indica que você deve marcar aquilo que não se aplica, logo a alternativa errada. Um questão que apresente a palavra exceto quer passa a ideia de que deve-se assinalar a alternativa que não está condizente com o exposto dentro do enunciado.

Discordei veementemente informando que ex: sempre foi abreviatura de EXEMPLO e não de EXCETO. Sua funcionária respondeu-me com o cínico sorrido nos lábios dizendo: AGORA MUDOU, AGORA EX QUER DIZER EXCETO.

Adjetivo comum aos dois gêneros. Aquilo que nunca acaba, como a paciência de Deus.

O contrário de permanente é: Contrário de duradouro: 1 breve, efêmero, fugaz, finito, findável, impermanente, curto, rápido, perecedouro, morredouro, extinguível, terminável, caduco, evanescente.