O que significa a frase está consumado?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Consumado é uma palavra que as pessoas usam para dizer que um trabalho ou alguma coisa que esteja executando está concluído. Significa que não tem mais nada a ser feito, pois está tudo terminado.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

TJS Mt. 27:54 (…) grande voz, dizendo: Pai, está consumado, a tua vontade está feita; entregou o espírito.

1) De consumar, do Latim CONSUMMARE, “completar, trazer à perfeição”, de COM, “junto”, mais SUMMA, “soma, resultado”.

3 acabado, concluído, findo, irremediável, realizado.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

“Na casa de meu Pai há [muitos reinos]; 1se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

De acordo com a tradição cristã, foi Maria Madalena quem testemunhou a ressurreição e recebeu a primeira aparição de Jesus. Apesar de toda essa importância, ela é mencionada pelo seu nome apenas 14 vezes na Bíblia.

A única certeza em torno da crucificação de Cristo, relembrada na Semana Santa, é que foi “uma operação romana” Hoje é Quarta-Feira de Cinzas.

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo.

7 de abril de 30

Considerado blasfemo e líder de judeus rebeldes, Jesus teria sido submetido a um processo religioso, acusado de conspirar contra o imperador romano César. Segundo pesquisas recentes, ele teria sido crucificado no dia 7 de abril de 30, em Jerusalém, por sentença de Pôncio Pilatos, procurador da Judeia.

Para seus estudos, ele utilizou uma cruz de madeira com 2,34 metros na vertical e 2 metros na horizontal.

De manhã cedo, Jesus, surrado e com hematomas, desidratado, e exausto por não dormir, foi levado a Jerusalém para ser chicoteado e então crucificado. Os preparativos para as chicotadas são feitos: o prisioneiro é despido de Suas roupas, e Suas mãos amarradas a um poste, a cima de Sua cabeça.

Quando o véu do templo se rasgou em dois, após a morte de Jesus Cristo, isso foi um símbolo dramático de que Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, tinha atravessado o véu da morte e muito em breve entraria na presença de Deus, o Pai.

Consumação ou a consumação de um casamento, em muitas tradições e leis do direito civil ou religioso, é o primeiro (ou primeiro oficialmente creditado) ato de relação sexual entre um homem e uma mulher, após o seu casamento com o outro.

consumado

  1. que está concluído; acabado; realizado.
  2. que está completo; perfeito.
  3. profundo num ramo do saber; abalizado; distinto.

Quando a pena imposta era cumprida ou a dívida era totalmente paga, o Juiz atualizava o documento e assinava no final dessa folha a palavraTetelestai“, que significava que tudo já havia sido pago, que não existiam mais débitos, que toda a condenação havia sido encerrada.

Art.
Diz-se o crime: I – consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; II – tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O delito será consumado quando nele se reunirem todos os elementos da sua definição, a tipicidade vai estar completa. O agente, por meio de sua conduta, irá realizar a previsão, núcleo do tipo legal, alcançando então o resultado previsto em lei.

substantivo deverbal Finalizei; ação de concluir, de finalizar, de terminar: eu concluí o trabalho; concluí a prova antes do tempo. Entendi; ação de deduzir, de alcançar certo resultado pela ação do raciocínio: depois da conversa, concluí que ele estava errado.