O que significa a frase culta?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Já a culta, também chamada de formal, é uma linguagem pautada nas regras gramaticais. Ela é mais séria e se acomoda melhor a situações mais convencionais, como reuniões de trabalho e apresentações acadêmicas.

E quais são as características da linguagem culta?

  1. Pronúncia correta das palavras;
  2. Preocupação com a concordância verbal e nominal até mesmo na hora da fala;
  3. Preocupação com as flexões do substantivo;
  4. Seguir as regras da gramática normativa;
  5. Ausência de gírias;
  6. Ausência de chavões.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Para ser uma pessoa culta é preciso, acima de tudo, ser curioso, querer conhecer coisas novas, se interessar pelas experiências vividas por terceiros e realmente sair da caixinha, como se diz popularmente, desbravando o mundo e todo o conhecimento que ele tem a oferecer.

Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas. Deve ser utilizada quando nos dirigimos a autoridades, superiores hierárquicos ou grandes públicos.

A norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população.
...
Exemplos de uso da norma culta

  1. está (e não tá);
  2. para (e não pra);
  3. você (e não cê).

A norma culta é indispensável e tão importante quanto as variações linguísticas. A norma culta rege um idioma, aponta caminhos e deve ser estudada na escola para que assim todos tenham acesso às diferentes formas de pensar a língua.

Utilização de coloquialismos, expressões populares, gírias, palavras inventadas (neologismos); Uso de palavras abreviadas, como vc, cê e tô; Sujeita a variações culturais e regionais.

O que é cultura de trabalho? A cultura de trabalho não costuma estar escrita em pedra e estabelecida de maneira tão rígida. Muitas vezes, ela é um consenso entre os funcionários da empresa. Trata-se de algo que vai se adaptando com o passar do tempo e das experiências vividas dentro da organização.

“Ser culto” e “ser inteligente” são considerados estados distintos do intelecto. Um se refere à “cultura” que possui uma pessoa e o outro tem conotações um tanto mais científicas, como uma característica quase fisiológica, que pode ser medida e quantificada.

Que não tem conhecimento: 2 ignorante, analfabeto, iletrado. 3 incivilizado.

A linguagem informal é usada quando há familiaridade entre os interlocutores e as suas características incluem: as variações regionais, o emprego de expressões populares e coloquialismos, palavras abreviadas, relativa despreocupação com o uso das normas gramaticais e utilização de gírias, gestos e onomatopeias.

A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto. Essa unidade estruturada apresenta um sentido completo e tem um objetivo comunicativo.