O que significa a frase a verdadeira filosofia consiste em reaprender a ver o mundo?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

"A verdadeira filosofia consiste em reaprender a ver o mundo." Os elementos mais importantes para a filosofia são o questionamento e a reflexão. Para que haja o questionamento, é preciso deixar de lado nossas concepções já prontas sobre as coisas, para que possamos duvidar de nossas próprias crenças.

"Não é preciso perguntar-se se nós percebemos verdadeiramente um mundo, é preciso dizer, ao contrário: o mundo é aquilo que nós percebemos."

Para Agostinho, "a verdadeira filosofia e a verdadeira religião é uma e a mesma coisa". Procurava encontrar no platonismo uma base filosófica para o cristianismo. A Ideia de Platão, segundo afirma Agostinho, é "o pensamento do criador antes do ato da criação". Deus criou o mundo do nada.

O que significa o conceito de desaprender e reaprender? Desaprender é abandonar aquilo que você já sabe, descartar algo aprendido, velhos conceitos e informações desatualizadas e se abrir para o novo. Reaprender é aprender algo novamente, mas de um jeito novo.

Alvin Toffler

A frase é do pensador norte-americano Alvin Toffler (1928-2016): “O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. O final do enunciado foi escolhido como tema para a palestra de encerramento da Expogestão 2019.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

A Filosofia também nos ajuda a desenvolver a nossa capacidade crítica, oferecendo-nos ferramentas para questionar as ideias preconcebidas e as verdades estabelecidas. Como disse o filósofo alemão Immanuel Kant, “a Filosofia não ensina respostas, mas sim a arte de perguntar”.

Quanto à definição de filosofia, Merleau-Ponty considera-a uma reflexão humana radical sobre a sua própria situação. Sua filosofia revela o ser humano como ser-ao-mundo; a consciência (que é sempre de alguma coisa) somente é percebida pelo corpo em movimento: somos ativos no mundo.

Segundo sua concepção, a filosofia permite um novo aprendizado do olhar sobre o universo que o envolve, um retorno ao âmago do objeto. O filósofo tem ciência de que as teorias convencionais sobre a percepção e a psicologia deixam de explicar em que instante a consciência é integrada no mundo.

Merleau-Ponty: “A Filosofia é um despertar para ver e mudar o mundo ”.

Era defensor da ideia de pecado original e da predestinação – teoria de que o destino da vida humana é planejado por Deus. A fé seria o único meio de alcançar a verdade, sendo a razão o responsável pela comprovação dessa verdade. Também pregou a manutenção e defesa da paz.

Por fim, há um princípio muito importante na filosofia desenvolvida por Santo Agostinho: “Crer para entender”. O termo “entender” é uma referência ao esforço racional necessário para compreender o mundo, enquanto a palavra “crer” refere-se à necessidade da fé, sem a qual a compreensão das coisas não possui importância.

Na filosofia da religião é onde ocorre o debate sobre a existência de Deus com a análise dos argumentos contra e a favor da existência de Deus, a filosofia da religião também se preocupa com a justificação e a epistemologia da crença e a relação da ciência com a religião.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.