O que significa a forma que o incenso queima?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A primeira coisa que pode-se perceber após acender, é se a Fumaça do Incenso está queimando rápido demais. Neste caso ele está indicando grande atividade espiritual no ambiente ou que o espaço está muito carregado de energias.

Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível. Essa anomalia pode ser resultado de um carburador mal ajustado, ou ainda do bloqueio do filtro de ar.

Nesse caso, observe a extremidade do bastão. Se puder ver uma brasa brilhante, o incenso está queimando adequadamente. Por outro lado, se nada pode ser notado e a ponta parece cinzenta, você terá que reacender o bastão.

Se acontecer da fumaça te seguir, é preciso refazer a mentalização do pedido ou dúvida sendo mais claro e preciso; e se ela sai em espiral do incenso, isso indica confusão em seu pedido.

Uma das boas opções para descarte é soprar as cinzas ao vento e deixar que elas se espalhem pelo ar, levando pra longe as energias que ele queimou. Caso não seja possível ou você prefira outra opção, também é possível depositar no vaso sanitário ou no lixo.

A dica, segundo Alessandra, é jamais usar simultaneamente dois ou mais incensos, com fragrâncias ou efeitos diferentes. “Um bom incenso, se usado junto a outro com o mesmo objetivo, no mesmo ambiente, pode até ter o seu efeito energético potencializado.

Nesse caso, você só precisa acender o palito com um isqueiro ou maçarico. Deixe a chama acesa por cerca de um minuto e apague em seguida, balançando ou assoprando o fogo. Então, é só posicionar a vareta num porta-incenso ou queimador de incenso e deixar a casa perfumada.

O incenso de sálvia também limpa e purifica. Ele é capaz de tirar todas as energias ruins da casa, além de ser considerada uma das mais poderosas ervas de defumação existentes.

Horário recomendado
Por isso, o melhor horário para se usar um incenso é durante o dia, com a casa bem aberta; quando todos saíram; ou em um incômodo em que se há pouco movimento.

O incenso pode ser aceso à noite? Pode sim. Inclusive o incenso pode auxiliar no processo de relaxamento para pegar no sono com mais facilidade. Para aqueles que têm insônia, acender um incenso no quarto e tentar uma meditação pode ser um método natural e eficiente no combate às noites mal dormidas.

O tempo de duração da queima do incenso pode variar em média de 20 a 30 minutos, caso você deseje apagá-lo antes que ele termine de queimar basta você molhar a pontinha acesa do incenso em água e assim ela irá apagar.

Ó Cristo, nosso Senhor, aceitai a nossa oração e o nosso incenso e protegei aqueles que vos adoram, pela intercessão dos vossos puros e Santos Apóstolos. Infundi em nós a misericórdia e a bondade, ó Bondoso e Misericordioso. Nós rendemos glória a Vós, a Vosso Pai e a Vosso Espírito Santo, agora e para sempre.

Algumas tradições orientais dizem que se você acender um incenso todos os dias no mesmo horário e local cria-se uma egregora energética muito benéfica ao ambiente o tornando sagrado e refinando ainda mais a energia do local a cada dia.

Como apagar o incenso, corretamente? Para apagar a chama que ficou acesa no incenso, nunca deve ser apagada com o sopro! Porque estará a dar, o seu sopro vital, ao incenso e isso, não é adequado.

Práticas seguras
Uma vara de incenso não é segura para jogar fora quando não está completamente extinta. Um bastão de incenso queimado que foi atirado descuidadamente para dentro do lixo pode rapidamente provocar um incêndio e causar um contratempo.

Sim, mas use-as com cautela em plantas que preferem solos mais ácido como as Ixoras, pois as cinzas aumentam o pH do solo deixando-o mais alcalino. Em pequenas quantidades as cinzas fazem a correção natural do solo.

O incenso de mirra, assim como o de arruda, tem como principal função a purificação de energias, por isso ele é muito utilizado para proteção. Ele promove uma sensação de bem-estar, sendo capaz de elevar a sua espiritualidade e convidando-o a uma reflexão.

Incenso. Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.

Os dias da semana têm fortes influências em nossa rotina. Cada momento nos exige uma vibração diferente que vai desde o incentivo ao amor até a limpeza de energias negativas. Por isso, cada dia da semana possui um incenso ideal para nos auxiliar a concluir todas as tarefas.

Ao acender incenso no quarto, você ajuda a criar uma atmosfera mais leve e ideal para descansar e tirar o peso do seu dia. Para isso, uma boa dica é utilizar o incenso de mel.