O que significa a folha de Oliveira?

Perguntado por: opinheiro9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A folha de oliveira é a folha da árvore na qual nasce a oliva, mais conhecida como azeitona – tanto a verde quanto a preta. Basicamente, a folha da oliveira é fonte de propriedades medicinais promotoras de ação curativa e, por isso, ela pode ser usada em benefício da saúde do corpo humano.

A árvore de oliveira é famosa pelos seus frutos, as apreciadas azeitonas. É delas que se extrai o azeite de oliva extra virgem, alimento característico da cozinha mediterrânea que, hoje, é produzido e exportado em diversas partes do mundo.

nome feminino. [ Botânica ] Árvore (Olea europaea) da família das oleáceas, de folhas perenes acinzentadas, cujo fruto é a azeitona (ex.: o ramo de oliveira é símbolo da paz). Origem etimológica:latim [arbor] olivaria, árvore da azeitona, feminino de olivarius, -a, -um, relativo a azeitona.

A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.

A palavra “Oliveira” é de originária do latim olea, que significa “árvore que produz azeitona”, que é o insumo principal para produzir o azeite de oliva. O símbolo da Oliveira remete a fecundidade, paz, vitória e glória.

Porém eu sou como uma oliveira verde, que cresce perto da casa de Deus; eu confio no seu amor para sempre e sempre.

ginkgo biloba

A árvore escolhida foi um ginkgo biloba, considerada um símbolo de paz, esperança e longevidade. Uma espécie extremamente resistente, que existe há cerca de 200 milhões de anos, tendo, inclusive, sobrevivido à radiação da bomba de Hiroshima.

O banho de oliveira é um banho atrativo para sorte, sucesso, vitórias e bem estar. Esta erva é vinculada á Júpiter, o planeta que atrai boa sorte e multiplica as bençãos. Os gregos á utilizavam em busca de cura, fertilidade, paz e sucesso.

As origens da Oliveira
Na sua forma primitiva, a oliveira surgiu na Era Terciária, sendo mais antiga que o Homem. O seu aparecimento deu-se na região da Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, onde foram descobertos vestígios de lagares e fragmentos de vasos da Idade do Bronze.

Além de possuir uma atividade de proteção vascular, ajudando a reduzir a pressão arterial. Os benefícios da folha da oliveira já eram conhecidos no antigo Egito. Atualmente já se comprovou, em diversos estudos, que o seu uso tem ação protetora dos sistemas cardiovascular e imunológico.

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, o item tem relação direta com sabedoria e imortalidade.

O que faz das oliveiras ter tantas propriedades especiais como: ação antialérgica, anti-inflamatória e antioxidante. É também hipotensor, febrífugo, espasmódico, diurético, hipoglicemiante.

Descrição: Árvore de folha permanente, que pode atingir alturas entre 5-15 metros. O tronco é geralmente assimétrico e irregular (retorcido) de cor acinzentada. As raízes são muito fortes e poderosas, estendendo-se em profundidade.

zamioculca

A zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África. Por ser uma planta de menor porte — costumam não passar muito de 1 metro de altura — em seu ambiente natural, a planta costuma ficar debaixo da copa das árvores, o que significa que ela não gosta de sol direto.

Kalanchoe pinnata

A folha-da-fortuna, ou Kalanchoe pinnata , é uma planta ornamental nativa da África. Também chamada de saião ou folha-da-vida, a espécie é utilizada para uso medicinal e oferece muitos benefícios à saúde.