O que significa a fim de que?

Perguntado por: egarcia8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Tanto a locução prepositiva a fim de quanto a locução conjuntiva a fim de que são usadas para expressar ideia de finalidade, ou seja, indicam o objetivo de se exercer a ação principal.

Dicas para não errar no uso de afim ou a fim
Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.

As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que.

1 para, com a finalidade de, com o fim de, com a intenção de, com o intuito de, com o objetivo de, com o propósito de, porque.

A fim de é uma locução prepositiva que significa com o objetivo de, com a finalidade de, com o desejo de. Saí cedo a fim de chegar a tempo para o jantar. Já afim é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que tem afinidade, proximidade, semelhança. Eles tinham ideias afins.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Coloquialmente, usamos “a fim de” no sentido de “estar com vontade de”, “desejar”, “querer”. E sempre precedido do verbo “estar”. Eu estou a fim de ir ao cinema, mas se quiser, podemos ficar em casa. Não estou a fim de viajar com pessoas que não conheço.

Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.
...
Porquê pode ser substituído por:

  • o motivo;
  • a causa;
  • a razão.

a fim: indica finalidade; afim: indica semelhança.

A vírgula antes de "para que" ou "a fim de que" é opcional). "Ela só vai gostar de você, quando você deixar de ser tímido." (oração temporal.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

A conjunção “Quando” expressa a ideia de : Explicação: O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»).

Aprenda a dar em cima sutilmente:

  1. Elogie! Se você não fala um agrado nem em relação à camiseta do rapaz, fica difícil ele perceber que você está a fim.
  2. Sorria! ...
  3. Arrume-se! ...
  4. Faça contato! ...
  5. Contextualize! ...
  6. Alardeie seu status! ...
  7. Repare na receptividade.

Significado de Afins
adjetivo Que se relaciona expressando algum tipo de afinidade, de semelhança ou compatibilidade: biologia e áreas afins. Que se têm uma relação de parentesco ou por afinidade: convidados consanguíneos e convidados afins.

1 a fim de que, com o fim de, com finalidade de, com o intuito de, com o propósito de, com intenção de, com o objetivo de, para, porque.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê. Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações.

Continuar lendo Qual foi o fim de Tamar?