O que significa a figura do coelho da Páscoa?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Símbolos da Páscoa

  • Os ovos de Páscoa e o coelho da Páscoa são dois símbolos tradicionais da celebração secular da Páscoa.
  • O Círio Pascal é uma vela que é acesa durante a Vigília Pascal e simboliza a luz de Jesus.
  • Jesus é relacionado com um cordeiro que se sacrificou para perdoar os pecados da humanidade.

No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Há também a explicação de que seria um coelho o primeiro a presenciar a ressurreição de Cristo, sendo ele quem anunciou o milagre - portanto, o encarregado de levar os ovos de chocolate. A Páscoa é considerada a principal comemoração das religiões cristãs.

A Bíblia não menciona nada sobre um coelho que entrega ovos às crianças no dia da ressurreição de Jesus Cristo. Então, como o coelho da Páscoa tornou-se o símbolo de um dos feriados mais importantes do cristianismo? Qual é o significado da Páscoa?

De acordo com uma lenda, conta-se que a tradição do coelho foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

1. [ Zoologia ] Designação dada a diversos mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, muito prolíferos, de cauda curta, orelhas e patas longas, cuja raça selvagem, ou coelho bravo, escava luras nos terrenos arenosos e arborizados, e é a origem do coelho doméstico. 2.

Mamífero roedor da família dos leporídeos, grandemente prolífico.

Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações, entre eles:

  • Ovo de Páscoa. Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. ...
  • Coelho de Páscoa. ...
  • Cordeiro. ...
  • Círio Pascal (vela) ...
  • Ramos de palmeira. ...
  • Pão e vinho. ...
  • Sinos. ...
  • Peixe.

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.

Coelho da Páscoa

Coelho da Páscoa
O animal é um dos símbolos mais emblemáticos da Páscoa cristã. Esse símbolo pascal foi trazido pelos alemães ao Brasil em meados do século XVII. Isso porque na mitologia alemã, o povo realizava cultos para Ostara, a deusa da fertilidade.

A Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.

A celebração da Páscoa, do povo liberto e instalado na terra de Canaã, passa a ser marcada pela alegria e certeza da presença de Deus entre o povo liberto e salvo. Sexto: os versos 27b-28 assinalam o cumprimento da ordem divina para celebrar a Páscoa.

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

Afinal, coelho bota ovo? Assim como os humanos, os cães, os gatos e quase todos os mamíferos, o coelho não bota ovo. Pertencente à família dos leporídeos, da ordem dos lagomorfos, ele é vivíparo, isto é, animal em que o desenvolvimento do embrião ocorre no corpo da mãe, mais especificamente, em uma placenta.

Todos nós conhecemos a tradição do coelho da Páscoa e o seu papel de trazer os ovos de chocolate, assim como o Papai Noel traz os presentes no Natal. O coelho da Páscoa deixa os ovos escondidos, e as crianças que os encontram ficam com eles.

Por fim, uma outra teoria sugere que a associação do coelho com a Páscoa foi obra dos protestantes, que afirmavam, para as crianças, que os ovos acumulados (resultado da Quaresma) eram trazidos pelos coelhos, sob a ótica que esses eram símbolos de fertilidade.

Vale lembrar que no Antigo Testamento bíblico, o coelho era tido como animal impuro. Ao seu lado, dizem eles, vem o ovo que é símbolo de ressurreição, pois contém vida dentro de si que apenas aguarda o momento de ser revelada, fazendo alusão ao sepulcro de Cristo.

25 As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; 26 Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; 27 Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; 28 A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis.