O que significa a expressão tempo de reação dos motoristas?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O tempo de reação é um curto espaço de tempo que garante a sua segurança no trânsito. De repente aparece um cavalo no meio da rodovia.

TR: TEMPO DE REAÇÃO: é aquele que transcorre desde o perigo ser visto, até que o motorista tome qualquer providência. 2 . TMR: TEMPO MÉDIO DE REAÇÃO: é aquele que o motorista, em estado normal, gasta para reagir, corresponde a ¾ de segundo.

O tempo médio de reação de um motorista (tempo que decorre entre perceber um perigo súbito e aplicar os freios) é da ordem de 0,7s. Um carro com bons freios, numa estrada seca pode ser freiado a 6m/s 2;.

O tempo de reação, como o nome indica, é o quanto o condutor demora para agir a partir do momento em que decide frear o veículo.

Veja três maneiras:

  1. Sprints com sinal. Peça a um amigo ou parceiro de treino para te ajudar a praticar sprints a partir de um sinal explosivo. ...
  2. Treinando a técnica. Ao praticar exercícios em baixa velocidade, seu corpo se acostuma com os movimentos e se lembra deles. ...
  3. Pliometria. ...
  4. Corridas na natureza.

Tempo de reação (TR) é definido como o estímulo que chega ao sistema sensorial antes do início da resposta motora (LIMA et al., 2004). Também é definido como o índice de preparação necessária para produzir movimento, ou seja, o TR é o tempo antes de iniciar a ação.

As atividades de ação e reação são responsáveis por moldar a arquitetura cerebral, formando novas conexões neurais e auxiliando o desenvolvimento do cérebro. Esses jogos formam novas conexões no cérebro da criança à medida que ela faz gestos e caretas e o adulto reage aos seus movimentos.

O tempo de reação tem papel crucial em esportes como o futebol, no qual os jogadores enfrentam um ambiente complexo que é constantemente modificado e necessitam captar informações relativas à bola, aos companheiros de time e aos adversários (Williams, 2000).

Distância de reação é o percurso entre o início da frenagem de um veículo e sua efetiva parada. Quanto maior a velocidade de um veículo, menor será o tempo de reação do condutor o que, consequentemente, poderá causar mais acidentes.

A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA.

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva

  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

A distância de parada é a distância que um veículo percorre desde o momento que o motorista percebe e identifica uma situação de risco até o instante em que o veículo para completamente.

Outro ponto indicado pela lei do motorista é que, caso a espera seja superior a 2 horas, o período pode ser considerado como tempo de descanso. Para que tudo funcione bem, o empregador precisa escolher as melhores soluções para manter o diário de bordo do motorista.

Alguns fatores influenciam no tempo de reação, um exemplo é a velocidade com que um motorista dirige e seu estado físico – alerta, cansado, sonolento, entre outros.

A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.

Distância de Parada (DP): É a soma das distâncias de reação e frenagem, ou seja, é aquela que o veículo percorre desde o momento em que o condutor avista o perigo (a necessidade de parar) e definitivamente imobiliza o veículo.