O que significa a expressão tem caroço nesse angu?

Perguntado por: ppilar7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

“Tem caroço nesse angu”: A expressão possui origem em um truque realizado pelos escravizados para melhor se alimentarem. Quando o prato era composto de angu de fubá, o que acontecia com frequência. A escravizada que lhes servia, por vezes, conseguia esconder um pedaço de carne ou alguns torresmos embaixo do angu.

2. Tem caroço nesse angu. 1. Significa desconfiança, algo não está certo.

Bucho Cheio ou Encher o bucho
Atualmente significando estar bem alimentado, de barriga cheia, na época significavam a obrigação que os escravos que trabalhavam nas minas de ouro possuíam de preencher com ouro um buraco na parede, conhecido como “bucho”, para só então receber sua tigela de comida.

Denominação dada a uma pessoa que fala muito, fala sem parar, e não deixa ser interrompida.

A expressão vem da forma pela qual se age ao tentar pegar um frango. Parece uma tarefa fácil, todavia a ave escapa de um lado para outro, foge por debaixo das mãos, entre as pernas, fazendo com que o indivíduo ande de um lado para outro, para frente e para trás, até alcançar seu intento.

Ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, porque são passadas de geração para geração e transmitem experiências e conhecimentos que podem ajudar pessoas mais novas a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos.

Ditados Populares são frases curtas que transmitem conhecimentos sobre a vida, passando de geração para geração no formato de conselhos e advertências.

[Gíria] Pessoa muito feia.

O que tem valor insignificante é de meia-tigela. A expressão veio da época da monarquia portuguesa. Ao povo da corte (criados, pajens, oficiais) que não morava no palácio servia-se comida observando as rações previstas no “Livro da Cozinha del Rei”.

Castelar é uma gíria junkie, explico, "castelo" originalmente era usado para designar viagem de droga.

Expressão de sentido degradante, “de meia-tigela” é um termo usualmente dirigido contra alguém com o intuito de desqualificar as suas habilidades.

Outras vezes era algo mais enfático “hora de enchê o bucho” (sei que em alguns lugares no Brasil usa-se “a pança“, “a barriga“, “a panturra“, “as tripas“, “o tanque“). Enfim, todas são expressões para se referir ao simples fato de que está na hora de comer algo.

1. Dar uma barrigada. Expressão usada quando uma pessoa vai ao banheiro (sanitário, privada), defecar, cagar.

Bastante popular, o ditado é usado para dizer que, mesmo depois de algum tempo fora, a pessoa sempre retorna para as suas origens.

Preto no branco
Expressão teve origem em outra mais antiga. Colocar o preto no branco é registrar, por escrito, uma promessa ou acordo para que depois não se corra o risco de ficar o dito pelo não dito.

Resumindo, dizer que o dia posterior é "de branco" significa que é um dia de trabalho ou de ganhar dinheiro. Mas, sabe-se que tal dito popular foi ganhando sentidos preconceituosos, uma maneira de demonstrar a "inferioridade dos negros".

1. Estar no sal. Estar em maus lençóis; estar passando por dificuldades; em situação complicada. Fulano zerou a última prova, e vai reprovar.