O que significa a expressão ser mão de vaca?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Mão de Vaca é uma expressão popular usada para designar um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro, que é mesquinho, pão duro, sovina. O "mão de vaca" é aquele que se priva de tudo para poder economizar seu dinheiro. O "mão de vaca" não gosta de partilhar os gastos e espera sempre que o outro pague a conta.

Significado de Vaca
[Figurado] Pessoa ou coisa que tende a ser constantemente aproveitada. [Popular] Angariar coletivamente dinheiro para o pagamento de uma dívida; vaquinha.

substantivo masculino e feminino Pessoa muito apegada ao dinheiro; quem não é generoso; sovina, avarento.

Equivale em avareza a mão de vaca. São pessoas que se apegam de forma doentia aos bens materiais e só pensam em acumular riqueza. Em muitos casos, vivem em condições muito modestas, justamente para não gastar dinheiro. Muitas vezes, passam fome ou se alimentam mal somente movidos pelo intuito de poupar, de guardar.

Se seu marido ganha mais, ele tem o direito , divididindo as despesas em comum, de lidar com o dinheiro dele do jeito dele. E, claro, você terá direito sobre o seu. Sem ter que implorar ou chorar. Essa é a melhor forma de lidar com a situação caso o problema entre vocês seja apenas financeiro.

Essa atitude é comum àqueles considerados mão de vaca, que ultrapassa o limite do aceitável quando o assunto é economia e acaba esquecendo que dinheiro é uma moeda de troca e está aí para ser usado. É como se a pessoa tivesse dó de gastar e nada nem ninguém no mundo fosse digno de faze-lo desembolsar o mínimo possível.

Para ser um bom “mão de vaca”, você não precisa ser um extremista, é preciso ser equilibrado. Aquele que é equilibrado consegue aproveitar bem a vida, sem correr tantos riscos. Mas existe um ponto que é preciso mencionar; um bom “mão de vaca”, é aquele que detém vontade e conhecimento.

Avarento significa mesquinho, miserável, sovina, que não é generoso, que não faz caridade. É aquele que é sordidamente apegado ao dinheiro. Avarento é um adjetivo que qualifica aquele indivíduo que tem avareza, ou seja, que tem apego demasiado ao dinheiro, que tem o desejo ardente de acumular riqueza.

- indivíduo volúvel em gostos e interesses, que está sempre mudando de opinião ou de partido; - indivíduo fútil, que demonstra falta de seriedade em seus atos. Do latim “gallus”, ave doméstica ou selvagem, macho da galinha.

O que é Amigo da Onça:
A origem do termo amigo da onça surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para designar uma pessoa cafajeste, debochada e irônica. O personagem tornou-se extremamente popular, e o termo espalhou-se para todo o Brasil.

Sim, porque se alguma coisa se torna corriqueira, comum ou ordinária a gente pode dizer que se tornou carne-de-vaca.

Pão francês, pão de sal ou pão careca são alguns nomes dos pães pequenos, produzidos no Brasil para serem consumidos em refeições como o café da manhã e o lanche da tarde.

Em resumo, PÃO-DURO não varia em gênero: HOMEM PÃO-DURO, MULHER PÃO-DURO.

Gaste menos do que ganha – Pv 21:20
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.”

Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais.

Avareza significa apego demasiado e sórdido ao dinheiro.
É o desejo intenso de acumular riqueza. Avareza é a falta de generosidade, é a mesquinhez, a sovinice e a miserabilidade.

O mais importante é estar o tempo todo atento as mãos, procure sempre trabalhar com pegadas firmes e certas, isso evita que suas mãos fiquem soltam dando sopa para seu adversário, lembrando que a melhor defesa para qualquer golpe, independente de qual for é não deixar entrar.

Como conviver com um pão-duro

  1. O gasto é uma recompensa do esforço.
  2. Dê opções de escolha ao seu marido.
  3. Fale como se sente em relação à economia excessiva.
  4. Faça ele começar com pequenas ações.

Se concentre em si próprio
O vitimista pode querer que você sinta o sofrimento dele, mas não é seu papel fazer isso. Mesmo que o vitimista mostre sofrimento, lidar com os sentimentos é função dele próprio. Se ele não consegue fazer isso, deve buscar ajuda profissional.