O que significa a expressão Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João?

Perguntado por: agalvao6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Já nos primeiros versos podemos entender que a terra ardendo qual fogueira de São João se refere ao contexto de seca em que se passa a narrativa da canção. As queimadas que destroem o solo, a fauna e a flora da região são comparadas às fogueiras das famosas festas juninas.

Na canção “Asa Branca” podemos imaginar um cenário sertanejo nordestino, no qual o compositor expressa o seu sentimento diante da realidade dos sertanejos da época e faz comparação entre a fogueira de São João e a terra nordestina.

“Asa-branca” faria tanto sucesso que consagraria o baião como um dos gêneros mais populares do país. O tema da canção seria constante nas composições da dupla: o exílio rural imposto aos retirantes da seca, a separação do amor, a saudade antecipada dos entes queridos e a esperança do retorno.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus, para que Maria soubesse do nascimento do São João. A festa é realizada em volta das fogueiras desde antigamente para simbolizar a proteção contra maus espíritos e para agradecer a prosperidade das plantações e da farta colheita.

“Quando o verde dos teus olhos / Se espalhar na plantação” – Pleonasmo.

6) QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA? R.: Tristeza e esperança. 7) O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A SECA NO NORDESTE.

[Intro: ]G D A D D G Quando olhei a terra ardendo A D Qual fogueira de São João D7 G Eu perguntei a Deus do céu, ai A D Por quê tamanha judiação D G Que braseiro, que fornaia A D Nem um pé de plantação D7 G Por falta d'água perdi meu gado A D Morreu de sede, meu alazão D G Inté mesmo a asa branca A D Bateu asas do ...

“Quando olhei a terra ardendo, quão fogueira de São João. Eu perguntei a Deus do céu, uai! Por que tamanha judiação?”. Esses famosos versos da composição de Humberto Teixeira são trilha sonora tradicional dos festejos pernambucanos.

Migratória, a presença dessa ave indica chuva, daí ter se tornado um símbolo de esperança para o povo do Nordeste. Seu nome popular é asa-branca, como é mais conhecida no Nordeste, devido a uma faixa branca, na parte superior das asas, que a espécie exibe quando em voo.

Que braseiro, que fornaia Nem um pé de prantação Por farta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Inté mesmo a asa-branca Bateu asas do sertão Intonce eu disse, adeus Rosinha Guarda contigo meu coração a) Copie desse trecho as palavras que rimam.

A música tem uma letra incrível e um significado interessante, então não é à toa que logo estourou no Brasil. O nome “Asa Branca” vem de uma ave que possui natureza migratória e consegue voar a longas distâncias e altitudes. Asa Branca fala com muita sutileza de um problema muito sério: a seca do sertão.

Porém, quase como um novo Antônio Conselheiro, o Rei do Baião também profetizou a “A Volta da Asa Branca”. A chegada e a partida da ave significam o início e o fim do período chuvoso, assim como a ida e o retorno dos retirantes a um novo nordeste.

Hábitos: Espécie diurna, associa-se em bandos após o período reprodutivo, executando migrações. Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais.

A fogueira – criada desde os tempos mais antigos para agradecer pela fertilização da terra e pelas fartas colheitas. Além disso, por manifestar tanto o bem quanto o mau; o bem por representar a criação, a luz, e o mau por ser um elemento destruidor.

A história conta que a fogueira queimou nas montanhas da Judeia para anunciar o nascimento de João Batista. Isabel, sua mãe, teria feito um acordo com a prima, Maria, que também estava grávida e seis meses depois deu a luz a Jesus. Pediu que acendesse uma fogueira para avisar do nascimento do sobrinho.

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho. As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

Qual é o significado da festa de São João? As festas do mês de junho fazem referência a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa de São João, no dia 24, comemora o nascimento de João Batista. Já o Dia de Santo Antônio, 13 de junho, e o Dia de São Pedro, 29, marcam a data da morte dos dois santos.

Mestra em física explica por que os pés não queimam
A pessoa não pode deixar entrar ar entre a brasa e o pé, porque existe uma fina camada de cinzas em cima do braseiro e isso serve como isolante térmico”, afirma. A velocidade também influencia.

Origem do dia de São João
A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos. No dia 24 de Junho era celebrado o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza.

A sinestesia ocorre quando se constrói uma expressão que mistura duas sensações diferentes entre aquelas percebidas pelos órgãos sensoriais. Tinha olhos bem pretos, quentes e doces. Na frase, temos a mistura da visão (“bem pretos”) com o tato (“quentes”) e o paladar (“doces”) para descrever os olhos de alguém.