O que significa a expressão pregar no deserto?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Estar pregando no deserto é sinônimo de falar debalde, para uma audiência que não pode ou não quer escutar.

O verbo pregar, com o sentido de fixar com prego, veio do latim plicare. E seu homônimo, que significa fazer sermão, apregoar uma crença, teve origem no latim praedicare.

Deserto” vem do Latim DESERTUS, “selvagem, lugar arruinado, deserto”, literalmente “algo abandonado”, de DESERTARE, ligado a DESERERE, “abandonar, esquecer, deixar de lado”, composto por DE- dando a ideia de oposição, mais SERERE, “alinhar, colocar em ordem, pôr em fila”.

Segundo historiadores, João insatisfeito com a vida em Jerusalém largou tudo e foi morar no deserto da Judéia e se juntou a seita dos essênios. A seita acreditava num messias guerreiro e dizia que o fim do mundo estava próximo. "E João Batista anunciava um messias e pregava a conversão do homem", diz o Padre Eugenio.

Pregações de João no deserto
João Batista iniciou a sua vida de pregação no deserto da Judéia. Viveu como um nômade pregando palavras de arrependimento e transformação. Quando começou, os judeus estavam esperando o Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira.

É no deserto que Deus vai te honrar... É na frente daqueles que não te AJUDARAM, que Deus vai te abençoar... É aonde te HUMILHARAM que Ele vai te exaltar... Quando você achava que está só, era nessa hora que Ele te CARREGAVA no colo.

Nos textos bíblicos, encontramos a palavra midbar, traduzida como deserto. A palavra hebraica dabar é construída a partir da raiz d-b-r cujo verbo significa falar. A palavra hebraica midbar, traduzida como deserto, é na verdade "o lugar da palavra", o lugar onde a palavra de Deus, a Bíblia, foi comunicada a Israel.

O deserto corresponde a um tipo de região em que a precipitação pluviométrica não ultrapassa 250 mm ao ano. Essa condição aliada a perda de água por evaporação em forma de vapor, torna a região extremamente seca. A amplitude térmica também é extrema, variando do muito quente ao dia e muito frio durante a noite.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo começou na Terra com Adão e Eva e seus descendentes que amavam a Deus. (Ver Moisés 5:58; ver também Moisés 5:4–12, 14–15; 1 Néfi 12:18; 2 Néfi 11:4.) O evangelho foi pregado por anjos, pela própria voz de Deus, pelo dom do Espírito Santo e pelo próprio Adão.

Podemos definir a pregação como a proclamação de convite e exortação da verdade bíblica e teológica. O ensino, em contraste, é a explanação e explicação da verdade bíblica e teológica.

Prefira pregações não tão longas
Não sabemos apresentar bem as ideias, atrair a atenção da igreja e ilustrar bem o que estamos ensinando. Por isso, pregar menos nos torna mais eficientes. Pregações mais longas demandam mais intimidade com o púlpito. Seja simples, direto e tente não cansar seus ouvintes.

Aprendeu o ofício de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens.

O que aprender no deserto? Lhe ajudará a encontrar saída para problemas, além de portas de escapes. Aprenda com aqueles que passaram por grandes desertos, e hoje estão contemplando, novidades de vida. Você pode estar passando, por este mesmo deserto ou conhecer alguém que esteja passando por esta mesma situação.

Ele surgiu pregando no deserto da Judeia a mensagem do arrependimento de pecados, mensagem necessária para todos nós, não é mesmo? A Bíblia diz que o arrependimento de pecados e a fé em Jesus propiciam a vida eterna ao pecador.